A Química do Amor: como e por que nos apaixonamos?

A Química do Amor: como e por que nos apaixonamos?

O amor é um sentimento multifocal. É segundo a psicologia, uma confluência de paixão, intimidade e união. Está ligado a numerosas emoções e influencia os comportamentos. O amor, ele próprio, combina-se com sentimentos de fundo como a excitação, o bem-estar, o entusiasmo e a harmonia.

O amor influencia também o estado do nosso Eu (nas suas dimensões espiritual, psíquica e física) e pode contribuir para o enriquecimento da auto-estima. O que quer dizer que, na ausência do sentimento do amor, ou na sua falta de correspondência, o nosso psiquismo pode falhar sofrer rupturas e provocar sentimentos de frustração, desânimo, tristeza e depressão.

Porém, muitos dizem que para nos sentirmos atraídos por um ser do sexo oposto é preciso mais do quer uma bela aparência tem quer haver a famosa química.

Mais o que é essa famosa química tem haver como amor?

Talvez mais do que imaginamos isto porque o amor na verdade e resultado de uma reação química que acontecer em nosso corpo quando, encontramos a pessoa certa a famosa “Alma gêmea”. Na verdade quando as pessoas dizem que não ocorreu à química com um determinado rapaz ou moça é porque faltou, algo quer despertasse o interesse como, por exemplo, um hormônio, ou “melhor,” dizendo os hormônios no nosso sistema nervoso, existe vários tipos de neurotransmissores como acetilcolina, noradrenalina, serotonina, adrenalina e a dopamina. Os neurotransmissores refletem uma verdadeira influência no corpo humano, interferindo em nossas emoções e sensações, têm momentos em que sentimentos nos mais alegres ,tristes e deprimidos . Isto depende muito das influências de hormônios como, por exemplo, a serotonina faz com quer a pessoa sinta felicidade e satisfação, isto é , quando conquistamos algo ou realizamos alguma coisa que nos faz senti bem ,grande parte desta alegria se deva a este hormônio .Além deste hormônio existe outros como a acetilcolina quer está relacionado com capacidade de sonhar , aprender e a memória é também tem a dopamina pode ser considerado a “ fórmula da reação química do amor “ , que tanto casais tem procurado desesperadamente e que muitos têm desistido de encontrar, mas ele existe a dopamina é o hormônio que estimula o desenvolvimento da sensação de se estar amando e apaixonado ,por uma outra pessoa do sexo oposto ou até mesmo por alguém do próprio sexo.

Quando sentimos atração e excitação por um homem ou uma mulher é porque ocorreu a química a primeira reação e suas mãos suarem, pernas estremecerem e lábios ardentes por um beijo, enquanto suas reações externas são estas dentro do seu corpo o cérebro já esta recebendo e interpretando todos esses estímulos. É como resposta o cérebro enviar neurotransmissores químicos, repletos de dopamina que são liberados pelas terminações nervosas espalhadas pelo nosso corpo, fazendo como quer este homem ou mulher inicie um amor é porque não uma grande paixão. A construção desse amor vai depende muito da vontade de cada parceiro se doar e entregar um para o outro não basta apenas haver química e preciso te respeito, companheirismo ,amizade, união e fidelidade antes de todo essa é a receita do grande amor .

Independente dos estímulos é hormônios que estão envolvidos na química do amor uma coisa é certa todas as pessoas, sonham em encontra a pessoa amada, com quem pretende passar o resto da sua vida ou que pelomenos seja bom enquanto dura .

Karoline Castro da Silva (Karol Castro)
Enviado por Karoline Castro da Silva (Karol Castro) em 23/12/2012
Reeditado em 21/04/2018
Código do texto: T4049504
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.