O efeito inovador das redes sociais
Em um sistema de mercado onde a propaganda consegue movimentar de maneira expressiva valores imensuráveis, nota-se a naturalidade em que somos levados a acompanhar tal processo.
Levando-se em conta a facilidade de estar hiperconectado e adaptando-se as inúmeras inovações que as redes sociais têm nos proporcionado, faz-se necessário acompanhar tal avanço que nos últimos anos tem crescido consideravelmente.
O ato de estar inserido nas redes sociais como: Facebook, Orkut, Twitter, entre outros, tem trazido uma nova forma de comportamento entre os simpatizantes da “Sociedade em rede”, se antes a inovação partia dos gênios, dos superdotados intelectualmente, agora se torna propriedade sem barreiras entre todos, onde qualquer um pode divulgar o que pensa ao mesmo tempo em que se auto propaga. Dessa forma, passa a existir uma certa cumplicidade entre todos, pois, os usuários solidarizam-se através das postagens expressando diversas reações ao que é publicado a todo momento.
As redes sociais, portanto, tem sido fator importante para a divulgação de ideias, opiniões, desabafos, informações, entre outras questões que acabaram valorizando a liberdade de expressão, mesmo com algumas limitações que às vezes terminam na a expulsão de usuários, dependendo do grau de rejeição e falta integridade para com quem faz parte da “sociedade em rede”.
O risco com falta de segurança por conta da privacidade exposta, ainda está muito presente e crescente na democrática forma de todos estarem interligados, se apropriando de informações importantes e pessoais mutualmente, o que tem sido motivo de vários casos de discriminação, pedofilia, humilhação, chantagem, entre outras formas de desvalorização da integridade pública.
Em linhas gerais, percebe-se que com toda inovação, ficamos vulneráveis a riscos que podem a qualquer momento nos prejudicar de forma marcante e irreversível, assim sendo, devemos também inovar nos cuidados a serem tomados quando se trata de privacidade, pois, o senso de humanidade e respeito ao próximo está à cima de qualquer coisa.
Autor: Rogildo de Oliveira Graduado em Filosofia pela Faculdade Batista Brasileira
Fonte: TREE BRANDING “Desenvolvendo marcas fortes e organizações saudáveis a partir de uma abordagem emergente e orgânica.”