VoIP (Voice over Internet Protocol)

O QUE É VoIP (VOICE OVER INTERNET PROTOCOL)

A técnica chamada VoIP, em português voz sobre protocolo da internet, é um método que vêm sendo utilizado cada vez mais pelas população no geral, principalmente com a chegada da tecnologia nos smartphones. A tecnologia já estava crescendo sua utilização por empresas, pois significa um grande investimento em relação ao custo benefício.

A maioria dos usuários de ligações VoIP utilizam o serviço sem saber ao menos o significado da sigla. Este artigo tem como objetivo esclarecer alguns métodos utilizados pela tecnologia mais revolucionária do século 21.

Utilizar o VoIP consiste em utilizar uma rede conectada à internet ou uma rede local para transmitir sinais de áudio à um receptor, esta transmissão se dá a partir da conversão do sinal de áudio analógico, formato do sinal de ligações telefônicas comuns, para digital, possibilitando seu tráfego pela internet. Esta tecnologia surgiu em meados da década de 90, porém apenas começou a ganhar mais espaço no mercado com a popularização da banda larga.

Atualmente a tecnologia VoIP tem tudo para ganhar cada vez mais espaço no cotidiano dos usuários de ligações telefônicas, não só apenas com a popularização da banda larga, pois atualmente existem possibilidades de estabelecer ligações VoIP não apenas com aparelhos que tem software e hardware compatíveis com esta tecnologia mas também com aparelhos telefônicos comuns, desde que seja utilizado um adaptador chamado ATA, ou para o caso de celulares, que o mesmo tenha acesso à internet e um software compatível. No geral, ligações de VoIP para outro VoIP são gratuitas, estas se tratam de ligações de um nó para outro nó utilizando apenas a rede por exemplo. Porém para ligações a aparelhos comuns, telefones fixos, a operadora de telefonia VoIP pode cobrar taxas. A regra de negócio mais utilizada hoje em dia no Brasil é por meio de créditos previamente pagos pelo usuário, sendo descontados por tempo de cada ligação (mais conhecido como plano pré-pago). Porém em outros países é possível ter um plano de telefonia que permite pagar apenas uma taxa mensal para utilização do serviço.

COMO FUNCIONA

O seu funcionamento consiste em transformar o sinal analógico emitido pelo usuário em sinal digital, tornando possível o tráfego do sinal por qualquer rede TPC/IP, ao chegar a seu destino os pacotes são convertidos novamente em sinal analógico para ser transmitido em algum periférico de saída de áudio para o receptor da mensagem. Embarcando mais a fundo, ao “retirar o telefone IP do gancho” é enviado um sinal ao roteador deste serviço correspondente a esta ação ou ao dispositivo ATA. Este responde com um sinal de discagem, os números são discados pelo emissor e são guardados pela aplicação da sessão. Nesta camada é verificado se o número digitado corresponde a algum número cadastrado para algum IP, se encontrado, o número é convertido no IP correspondente e o endereçamento é mapeado. A aplicação de sessão executa um protocolo para criar um canal de transmissão e recepção para os dois nós que serão conectados. Um sinal será enviado ao dispositivo que está sendo “chamado” e se a ligação for atendida será estabelecida uma sessão possibilitando a conversação dos dois nós. Ao conversar o sistema irá transmitir pacotes de informações, que seguem o fluxo a partir do transmissor como sinal analógico, convertido em sinal digital para trafegar pela rede, que ao ser recebido pelo destino irá ser convertido em sinal analógico para ser transmitido pelo periférico de saída do receptor. Assim tornando possível a comunicação entre duas pessoas, que tem acesso a uma rede ou à internet independente de sua localização geográfica.

VANTAGENS

Assim como qualquer hardware que pode ser ligado à internet, aparelhos telefônicos VoIP tem seu próprio Mac Address, o que torna possível cadastrá-lo em uma central telefônica ou ligá-lo a um computador, tornando o aparelho portátil, ou seja, pode ser levado a qualquer lugar e apenas requer uma conexão com a internet. Em questão de hardware, seu conector é o RJ45, igual aos conectores de estações de trabalho, o que possibilita sua ligação direta em roteadores ou qualquer outro dispositivo compatível. Este conector é mais comum que os conectores padrão de telefones comuns, RJ11. Além de estarem preparados para efetuar ligações VoIP, eliminando a necessidade de adaptadores ATA.

Estima-se que ligações VoIP utilizem em média metade de banda para estabelecer uma ligação comparado à um telefone comum.

A tecnologia transporta-se para celulares com conexão à internet. Atualmente as operadoras de telefonia cobram taxas elevadas e variáveis dependendo de alguns fatores como o aparelho do receptor (telefone convencional ou celular), no caso de celulares: operadora do receptor. Localização geográfica do emissor e do receptor e etc. Com o VoIP, as ligações são efetuadas utilizando a internet, ou seja, ligações de telefones convencionais para celulares utilizam o mesmo meio, eliminando a necessidade de taxas divergentes. Ainda podemos ressaltar que, por utilizar a internet, ligações a longa distancia, o famoso “DDD”, também terá o mesmo custo. Podemos concluir que a maior vantagem é o meio que a tecnologia utiliza, a internet. Pois ao efetuar a ligação o usuário utiliza o mesmo provedor que conecta seu computador ou tablet à internet. Utilizando para ligações o mesmo serviço contratado para conexão com a internet.

CONTRAS

O maior problema enfrentado atualmente pela tecnologia no Brasil é a qualidade da banda larga dos usuários de internet no país. O serviço depende de uma boa conexão para ter um bom sinal. Outro ponto é a necessidade de energia elétrica. Os telefones convencionais continuam funcionando mesmo com a falta de energia elétrica devido as operadoras de telefonia oferecerem geradores de energia em seus pontos de acesso. Ao contrário do VoIP que depende que seu roteador esteja ligado para funcionar. Por ser uma tecnologia portátil, se torna muito difícil encontrar a localização geográfica do aparelho que efetua uma ligação, desta maneira, dificulta o serviço de ligações de emergência, que rastreiam a localização do aparelho para enviar apoio. E por fim, ligações que utilizam computadores dependem de seus requisitos, desta forma, ao executar outro software ao mesmo tempo, este segundo pode requerer maior processamento ou banda, atrasando e interferindo na qualidade da ligação.

Hoje no Brasil existem mais de dez operadores de ligações VoIP, isto significa que a tecnologia vem crescendo, apesar de ainda significar maior vantagem para empresas, que normalmente tem contratado uma maior largura de banda para seu funcionamento do que o usuário doméstico, alcançando um maior desempenho para ligações VoIP, devido ao custo e a qualidade do serviço no Brasil. Porém os usuários de internet no país tiveram boas notícias na quinta-feira passada, dia 01/11/2012, quando passaram a vigorar as novas regras impostas pela Anatel para operadoras de telefonia no Brasil, que obrigam a melhora no oferecimento do serviço em diversos aspectos. A melhora na qualidade deste serviço deve impulsionar a utilização da tecnologia VoIP e com o tempo esta deve se tornar a primeira opção do consumidor no país, porém a telefonia convencional não deve ser deixada de lado.