WEBSITES e BLOGS

É um fato amplamente comprovado em todo o mundo, a grande penetração e interação da rede mundial de computadores entre as pessoas. A criação da internet como já é do conhecimento de todos, surgiu a partir de uma idéia para fins militares e em sequência, rapidamente tornou-se essa maravilha tecnológica que une povos, nações, etnias diversas, profissionais, jovens, religiosos, políticos, crianças, idosos, ricos e pobres.

É um local democrático, onde todos podem expressar suas opiniões, desde: contentamentos, descontentamentos, anunciar, denunciar, namorar, declamar, criticar, educar etc. Desde que, sejam observadas as regras legais de boa convivência e respeito mútuo.

As WEBSITES e os BLOGS principalmente, trasnformaram-se em excelentes canais para uma significativa gama de pessoas, tanto amadoras, quanto profissionais na arte de escrever, que se aventuram por essas páginas. Encontramos os mais variados assuntos dentro deste mundo de textos como: poesias, crônicas, artigos, músicas, receitas culinárias etc. Bastando para isso digitarmos uma palavra chave dentro dos sites de busca e pesquisa existentes na rede mundial de computadores.

A facilidade em se criar uma WEBSITE ou um BLOG, é a grande alavancadora e responsável pelo crescimento da utilização desta ferramenta na atualidade. Podemos encontrar nestes a criação de diversificadas comunidades, que tratam de uma infinidade de assuntos é só procurar a que você se identifica e compartilhar seus conhecimentos.

A grande maioria dos jovens de todo o mundo, que utilizam a internet, usam essa tecnologia como ferramenta e canal de comunicação, para criar uma forma de se identificar. Buscando as afinidades existentes entre elas para um relacionamento fiel dentro da rede. Existem jovens que criam um mundo virtual paralelo, onde se desligam de tudo o que é real para viverem fantasias, que nas suas idealizações as tornam imunes e protegidas. É como se fosse criada uma redoma intransponível em torno delas, isolando-as de todo e qualquer infortúnio do mundo real.

Às vezes esses comportamentos chegam a causar uma grande dor de cabeça aos seus pais. Pois muitos deles não sabem como lidar com seus filhos diante dessas situações. É preciso muitas vezes recorrer a uma estratégia de psicologia, que é a de entrar no jogo deles, para sutilmente introduzir regras básicas, visando a não perder o controle da situação. Se para os pais é uma tarefa difícil e complicada, o que dizer então para os professores administrarem essa problemática em sala de aula, estes então devem ter uma grande habilidade e um excelente jogo de cintura para reverter esse quadro a seu favor, unindo a agradável utilização desta tecnologia pelos jovens com a utilidade dos conhecimentos inseridos no ensino aprendizagem, dentro de um currículo pedagógico flexível e dentro da realidade destes alunos.

Como aproveitar esta realidade em sala de aula? Este se torna um grande desafio que os professores terão a enfrentar, e deveriam aguçar a criatividade e utilizarem-se das WEBSITES e dos BLOGS, como ferramentas para interagirem com seus alunos no ensino aprendizagem, a gama de opções são imensas, exigindo do professor uma postura criativa e vislumbramento do universo aberto para aplicação de suas aulas, já que, a maioria dos jovens faz uso desses canais de interação, nada mais propício do quê, buscar neles aliados com o intuito de trazê-los para próximo de si.

Em fim as WEBSITES e os BLOGS constituem-se em facilitadores da propagação dessas idéias, por serem justamente na sua maioria gratuitos e acessados por milhões de internautas, proporcionando e contribuindo para que haja um aumento de divulgação desses textos, revelando talentosos escritores, que se encontravam no anonimato e que agora podem divulgar seus trabalhos nesta vitrine, para todo o mundo.

CARLOS SOUZA.

CSouza
Enviado por CSouza em 11/06/2012
Reeditado em 16/05/2014
Código do texto: T3718934
Classificação de conteúdo: seguro