FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
A Filosofia tem como característica despertar a consciência critica a todos aqueles que a procuram, presente nos diversos ramos da ciência desde os filósofos primitivos até nossos dias, daí cabe ressaltar a importância da mesma na nova forma de educação, que se destaca como formação humana.
Esse tema por ser de abrangência ampla em todos os ramos da educação merece uma atenção maior quando discutida como possibilidade de mudanças, as quais facilitarão aos profissionais da educação desenvolverem métodos que atenda verdadeiramente aquilo que se propõe o método ensino-aprendizagem.
Estudando as novas metodologias apresentadas constantemente para um ensino de qualidade é que o tema Filosofia da Educação serve como norteador nos diversos debates sobre essa questão tão pertinente em nosso País.
Ao longo da história da educação, tem se presenciado uma verdadeira preocupação com os novos desafios da humanidade em ver na educação uma forma de ensinar a criança e os jovens para assumirem responsabilidades na sociedade. A tarefa da Filosofia vem ao encontro dessa realidade por ser uma ciência voltada para as questões sociais, culturais, políticas e formadora do homem.
Seguindo esses princípios nosso trabalho tem como intenção, buscar desenvolver uma metodologia embasada nos parâmetros filosóficos no desenvolvimento de uma consciência critica desde o ensino fundamental, onde a criança vai iniciar sua formação para a vida futura. A busca da verdade é o que liberta o ser humano. Ao longo da história da humanidade, seu incansável desejo por descobrir a si mesmo e a tudo o que lhe rodeia, levou ao homem a percorrer o caminho da evolução e o progresso. O fato de contar com uma concepção da vida foi um estímulo determinante em tal busca. A necessidade de idéias claras que orientam seu desenvolvimento e o ajudem ao progresso contínuo de suas sociedades, fez que o pensamento humano transcenda e indague sem descanso pelos mais recônditos rincões do saber.
O fim básico de fazer um percurso pela Filosofia da Educação, tem seus fundamentos em ajudar ao professor a encontrar a si mesmo e adquirir uma visão em bases racionais sobre o sentido de sua vida. Isso definitivamente contribuirá na formação e na orientação de seus alunos. É uma convicção que a verdadeira filosofia é a alma de toda sã formação. Como alicerce deste processo chamado vida, a verdade se pondera como o fator capital da educação. Uma má concepção da vida pode desencadear uma má formação, uma equivocada instrução e com resultados de conseqüências históricas e sociais para a humanidade.
As práticas e as experiências educativas em nossos tempos, levaram-nos a enriquecer o conceito filosófico da educação. A reflexão, a busca e a sensibilidade invadiram o novo discurso educativo. As interrogantes da época talvez sigam sendo similares às de antes, mas os enfoques de resposta nos propõem novas possibilidades de ação pedagógica e nos motiva a que percorremos o caminho da busca do conhecimento, do intercâmbio de informação e do desenvolvimento das habilidades humanas.
Hoje se exige uma versatilidade na formação das gerações atuais e vindouras. A acumulação de saberes que não medem processos compreensivos da vida cotidiana de cada profissão e ofício, põe em risco a eficácia do processo educativo.
Esta concepção filosófica do afazer educativo encerra em algumas linhas o que representou o conhecer os fundamentos básicos da filosofia da educação, além de integrar a firme intenção de gerar uma filosofia própria do processo educativo e de um labor como ser ativo e participante deste processo. Fortalece esta filosofia as tentativas cotidianas por deixar no sala de aula algo mais do que um punhado de conhecimentos, senão deixar uma própria essência mesma como ser humano que percebe e concebe a vida como um processo de educação contínua que inicia desde a gestação até o último respiro. A presente memória se orienta em que toda filosofia da educação se constrói sobre os princípios de um sistema filosófico, ficando assim integrada numa cosmo visão.
Nossa pesquisa sobre a filosofias da educação serão embasadas em seus respectivos sistemas filosóficos. A filosofia da educação nesse trabalho será apresentado sobre dois planos: por um lado procura determinar os princípios explicativos e constitutivos da educação, isto é, sua essência e seu significado; por outro lado, afunda no problema dos fins educativos e em sua conexão com a totalidade da vida humana. No entanto, também podemos encontrar um terceiro aspecto que é importante citar: proporcionar ao educador uma consciência ou uma atitude unitária antes os momentos dispersos de sua própria atividade, e ajuda ao pedagogo a captar o sentido e o valor de sua própria disciplina. No conhecimento do desenvolvimento da Filosofia da Educação, o mais atraente é precisamente o terceiro aspecto: encontrar o sentido do labor pedagógico somando-se a isto é sentido mesmo da vida. A busca da verdade e a descoberta do ser se cernem então como os motivadores que fazem da educação um processo que libera, evolui e transforma aos indivíduos e às sociedades.
Assim, tem-se como escopo fundamental o estudo da influência socrática e dos filósofos da educação sobre a Educação em sua máxime.
TIANTONIO M BATAIOLI E ANA MARIA SIMONETTI BRAUN