“O Elo Perdido” e a “Partícula de Deus”

“O Elo Perdido” e a “Partícula de Deus”

Essas são duas expressões charmosas e chamativas. Não são técnicas. Foram cunhadas pela imprensa. Certamente com dois objetivos: Atrair o leitor comum e fazê-lo entender um conceito hermético, só inteligível aos iniciados na ciência.

Curioso é que “O Elo Perdido” nem se descobriu ainda, e ninguém sabe sequer se ele existe, e já é considerado perdido. Quem criou a expressão talvez tivesse fazendo alusão a uma pretensa ou possível “espécie transicional” entre os grandes macacos de hoje (como os chimpanzés e gorilas), de um lado, e a espécie humana, do outro. Como os macacos são quadrúpedes e os homens são bípedes, é provável que se espere encontrar uma espécie trípede (risível, não?).

Também há a questão da oposição entre criacionistas e evolucionistas. A expressão é frequentemente usada por criacionistas inocentes como argumento de que a Teoria da Evolução é um equívoco.

E se a Bíblia e a Teoria da Evolução estiverem corretas? Parece que tal hipótese nem sequer é aventada. Para os fundamentalistas que efetivamente acham que existiu literalmente um “Jardim do Eden” ou um profeta (Jonas) que passou três dias na barriga duma baleia, para estes, é claro, admitir a Evolução seria uma blasfêmia. Mas, para quem conhece bem a Bíblia e sabe que ela é repleta de alegorias e parábolas, talvez a Evolução possa ser realmente uma teoria plausível.

Cito um exemplo. A alegoria de que Deus fez o homem de barro, isto é, de substâncias já existentes na natureza, pode muito bem se coadunar com a Teoria da Evolução. Mas, os xiitas de ambas as teses chegam a se arrepiar com tal "heresia".

Penso que toda a polêmica gira em torno do pouco conhecimento e discernimento de ciência e de Bíblia.

No caso da “Partícula de Deus”, “expressão vem de um livro do físico ganhador do prêmio Nobel Leon Lederman, cujo esboço de título era ‘A Partícula Maldita’ (‘The Goddamn Particle’, no original), em alusão às frustrações de tentar encontrá-la. O título foi, depois, cortado para ‘A Partícula de Deus’ por seu editor, aparentemente temeroso de que a palavra ‘maldita’ fosse ofensiva”

(.http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/noticias/0,,OI5516575-EI8399,00-Qual+e+a+origem+da+expressao+particula+de+Deus.html

O Bóson de Higgs vem sendo procurado desde os anos de 1970, por se tratar de uma partícula essencial para completar o quebra-cabeça do Modelo Padrão, que esboçou teoricamente toda a Física Quântica. Essa partícula é a única não encontrada das previstas por essa teoria. A descoberta dela, dizem, se compara em importância à descoberta do DNA. Isso porque ficaria explicado a existência de massa na matéria.

Pedro Cordeiro
Enviado por Pedro Cordeiro em 23/12/2011
Reeditado em 03/05/2013
Código do texto: T3402615
Classificação de conteúdo: seguro