A RECICLAGEM DE LIXO

Palestra de usina de reciclagem de lixo

1. A cidade Paga 5 milhões para enterrar 25 milhões?

2. Enquanto o material enterrado causa diversos danos irreparáveis ao meio ambiente.

3. O lixo é matéria prima, para:

I) Compostagem, e material (seco, lenha)

II) Areia, tijolos, etc.

III) Plástico, alumínio, ferro, vidro, etc.

IV) Esgoto

4. Uma usina custa 7 (sete) vezes o que produz de receita em um (1) ano, ou seja , uma usina que produz em torno de 25 milhões, tem um custo de montagem de 125 milhões, ou seja um retorno de 7 anos.

5. Uma fazenda tem um retorno de 7 anos, qualquer empresa internacional pensa em retorno de 10 (dez) anos, ou 1% (um por cento) ao mês.

6. O problema, de não ter havido licitante para uma empresa do gênero, é a insegurança do contrato, muito investimento, retorno relativamente lento, garantia não boa.

7. Com a lei da PPP (parceria pública privada) com possibilidade de até 35 (trinta e cinco) anos, com fundo ambiental que garanta o retorno do investimento e o pagamento do Parceiro, no seu investimento, talvez haja interessado.

8. Contudo necessário ainda se faz, uma lei para a criação do FUNDO AMBIENTAL, para a gestão do fundo, para o fim do fundo, em que circunstância seria usado.

9. A mesma lei poderia tratar da gestão de uma empresa de economia mista para a tal função.

10. A mesma lei, que pensa em pagar para a empresa recicladora, poderia pagar para quem já está reciclando, que são muitas empresas, e muitos particulares (que parece ter vida não muito digna), mas alguns ganhando até mais que dois (2) salários mês.

11. Se privilegiar as empresas recicladoras já existente, mesmo impondo condições, também estará criando solução para não enterrar o lixo, e virar renda na mão de alguém, e Bragança tem grandes e muitas empresas recicladoras, que carecem de incentivo, e orientação de como melhora-las, e ela não tem permitido que os produtos reciclados sejam enterrados, e de forma gratuita, não estão recebendo do município por reciclar. Não podemos esquecer, que o município tem de pagar para a empresa recicladora pelo volume reciclado, por que não começar a pagar para quem já está reciclando de graça, e orienta-los a melhorar o serviço.

12. Nos EUA, que recicla um pneu, recebe do governo $$2,00, Se a prefeitura pagar isto para reciclar um pneu, e impor as condições da reciclagem, muitos vão reciclar, o mesmo com outros matérias.

13. Falta muita orientação, e incentivo, para a reciclagem, pois que faz, faz sem qualquer incentivo, e ainda são taxados de marginais a sociedade. Dê incentivo, exija qualidade do reciclador existente, pague o que vai pagar para uma futura recicladora, e empresas surgirão aos montes para não permitir que qualquer lixo, seja enterrado.

14. Ganha a economia já em andamento, organiza-lo, como está organizando a feira do “rolo”, cadastrando, credenciando, uniformizando, encaminhando, incentivando, e o lixo, com certeza não será enterrado.

15. Ninguém orientou os “cata” entulhos de como reciclar, apenas puniram para que os mesmos saiam do mercado. Eram recicladores, consumiam com materiais, que não iam para o aterro, e que custavam um montão de dinheiro para os cofres públicos, é uma classe em extinção, a prefeitura que não pagava, agora está pagando.

16. Contudo se resolvêssemos criar uma “PPP” por 35 (trinta e cinco) anos, com uma “cártula”, de exclusividade, em detrimento dos recicladores existentes, daqueles que já vivem da reciclagem, estaríamos, criando uma solução de 125 milhões para dar solução para um custo de 5 milhões anuais, que seria incerta, e que com certeza teria muita dificuldade de inserir os recicladores existentes.

17. Cooperativa de coletores, ótimo, já é possível com os existentes, só cadastra-los como na feira do “rolo”, credencia-lo, pagá-los por desviar do aterro sanitário o lixo, que se não coletados, custas aos cofres municipais.

18. A palestra foi muito boa, visa uma solução muito bonita, contudo não se pensou em convidar aqueles que já fazem o serviço, coletores, recicladores, e inseri-los no contesto.

19. nesta .,13/02/06

estreladamantiqueira
Enviado por estreladamantiqueira em 21/12/2011
Código do texto: T3399610
Classificação de conteúdo: seguro