Sobre Tecnologia
A tecnologia esteve presente em nosso quotidiano desde os tempos mais remotos. Hoje em dia, não vivemos mais sem ela. E a nossa geração, mais do que nunca, usa e abusa desses bens sem ao menos pensar em suas consequências.
A tecnologia cresceu acompanhada do consumismo de nossa geração. As crianças desde pequenas já aprendem a pedir um videogame de natal. Andar a pé para ir à padaria da esquina? Não é mais necessário tal esforço. É tão mais simples ir de carro. Não preciso mais brincar na rua para me divertir nem frequentar lugares para encontrar e conversar com pessoas. Posso frequentar chats ou jogar on line. Não preciso mais frequentar uma biblioteca: se as enciclopédias virtuais não me fornecerem o que eu preciso, ou se estiver precisando ler um livro, é só baixar via Internet.
Já arrumar emprego não é assim tão fácil. Tenho que saber muita coisa sobre computadores e saber falar inglês. Mas isso se resolve com um curso de informática e com um curso de inglês via Internet. Assim, quando tiver um emprego, ao invés de caminhar à sala de meu chefe, de minha própria sala ou até de minha própria casa lhe envio um e-mail com o resultado de minhas pesquisas, ou com minha planilha de vendas, ou com um relatório sobre algo que ele me pediu.
Ninguém mais precisa plantar. O trabalho que antes deixava dez trabalhadores muito cansados, hoje só precisa de um operador de máquina e, em breve, se não toda, boa parte da horta estará arada, plantada e colhida.
Até ser policial hoje está mais fácil! É muito simples assistir um roubo filmado pelas câmeras de segurança de uma loja no shopping e identificar os criminosos. É simples até de mais.
Só não é tão simples quanto adquirir uns quilinhos a mais, afinal, o movimento “digitar” não queima muitas calorias.
Mas ninguém pode negar que graças a tantas maravilhosas tecnologias a saúde também foi favorecida. Agora temos jeitos muito práticos para curar doenças anteriormente incuráveis.
E há também a questão da informação, da conscientização. Há milhares de sites que lutam contra as drogas, por exemplo, e ensinam como evitar DSTs.
Todas as áreas da ciência foram favorecidas pelos avanços tecnológicos. Sim, como estrutura familiar não conta como ciência, todas as áreas foram beneficiadas.
Agora, graças à tecnologia, os trabalhadores podem passar por várias sessões de fisioterapia e conseguirão aliviar as dores que eles sentem na coluna por passar tanto tempo diante do computador. Os jovens não sofrerão mais com o preconceito, afinal uma lipoaspiração acaba com todos aqueles “pneuzinhos” adquiridos durante as muitas horas que ficaram na frente da TV, assistindo àquele comercial de salgadinhos (um tanto quanto tecnológico também) e comendo bolachas recheadas (com embalagem igualmente tecnológica).
Tudo isso graças à tecnologia, que, apesar de tantas benfeitorias que nos trouxe, como tudo que chega às nossas mãos ou conhecimento, não soubemos usar.
Essa é a inteligência humana. Somos tão bons que conseguimos construir e destruir ao mesmo tempo! Que capacidade!