Imortalidade - você quer?
Assuntos polêmicos podem surgir nos momentos mais inesperados de seu dia. Assim aconteceu comigo e com minha colega no meio da aula de português, quando estávamos lendo e fazendo algumas atividades sobre um certo texto. Então escuto a professora chamar nossa atenção e pedir sobre o que estávamos tanto debatendo, com ironia em sua voz. Nessa hora os alunos geralmente falam que não estavam conversando e o assunto morre por aí. Mas foi diferente com nós. Gostei da professora ter pedido sobre o que conversávamos pois foi uma ótima oportunidade de expormos nossa opinião sobre o assunto que tratava o texto.
Imortalidade. Um simples texto de divulgação científica falava "que estamos mais próximos do sonho da imortalidade". Sonho? Isso é mais um pesadelo.
Porém os "cientistas do mundo todo acreditam que nós também podemos ser imortais " graças ao avanço da ciência que nos tornará praticamente robôs. O texto falava também que "em 50 anos não vai mais existir definição para expectativa da vida. Teremos um controle tão completo de envelhecimento que as pessoas viverão indefinidamente".
Isso é ridículo. Nós, simples seres humanos, queremos mudar algo que está certo, planejado e confirmado para nós. Não entendo porque ao invés da ciência se preocupar com a qualidade de vida das pessoas, ela se importa com a quantidade. Uma coisa que eu posso garantir que não falta, são assuntos para serem estudados e investigados, como a cura de diversas doenças.
Você quer viver neste mundo marginal para sempre? Eu prefiro acreditar que não fui feito para este lugar e que um dia, no tempo certo, irei para um lugar maravilhoso que não pode ser visto nem entendido pelos seres humanos.
"Mesmo que o nosso corpo vá se desgastando, o nosso espírito vai se renovando a cada dia. Porque nós não prestamos atenção não coisas que se vêem, mas nas que não se vêem. Pois o que pode ser visto dura apenas um pouco, mas o que não pode ser visto dura para sempre." Romanos 4. 16b e 18
E a oportunidade que tive de discutir este assunto com minha colega jamais será esquecida. Aos seres vivos foi definido a morte. Este é o ciclo da vida. Um ciclo que nao poderá ser mudado sem causar problemas imprevistos. Mas existem pessoas que acreditam na possibilidade de tornar-mos imortais, tanto que essas ideias acabaram de levar um Nobel.