Os Animais Pensam?

Estou aqui relembrando mais uma vez essa velha pergunta: Os animais pensam? Tão velha quanto "quem sou eu?" e "onde estou?" e que igualmente essa continua sem resposta.

Algumas pessoas dizem: "o animal não pensa, ele age por instinto". Realmente, quando você vê um cachorro grudado na perna de uma visita, o que dizer? "Desculpe-me, pensei que era uma cadela"! Não, acho que não.

E quando se ensina algo? Então agora ele está pensando? O cachorro dá a pata, dá cambalhota, ele finge de morto. Ele estaria então pensando: "Ahhh que delícia que é dar a pata"! Não, também não. Todo mundo sabe que cachorro gosta de comida, gosta de brincar. Então você faz uma troca: só dá comida quando ele fizer algo que você quer. Aí como saber se ele pensa? É uma troca mecânica, se ele faz e recebe a comida, ele faz de novo. A hora que ele se liga disso, então o adestramento começa. Mas seria isso um pensar? É assim que pensamos? Será que nós também só agimos quando alguém nos dá comida?

Não sei.

Mas cidadãos do meu Brasil tem um momento, e agora levantem as orelhas, que merece atenção!

Certa vez estava eu diante de um cachorro observando todo seu jeito canino abobado de ser. Feliz por qualquer coisa, mesmo apanhando, tomando chuva, dormindo no chão e fora de casa, mesmo com tudo isso aquela alegria sem pé nem cabeça. E enquanto analisava seu jeito fiz alguns barulhos com a boca e ele simplesmente olhou sério para mim e inclinou a cabeça!! Isso: INCLINOU A CABEÇA! Mas e daí? E daí?!?! E daí que nesse momento ele pensou: O que é que esse idiota está fazendo?

Fim de papo, animais pensam!

Obrigado pela atenção! (Nessa hora entram os aplausos)

Roberto Jász

(Tá bom, eu sei que ninguém aplaudiu, mas eu tentei!)