Para economia de energia: sobre o stand by
Há já alguns anos os aparelhos eletrodomésticos não têm mais um verdadeiro botão liga/desliga, mas um "stand-by" evidenciado por uma lâmpada piloto, normalmente vermelha, que permanece acesa durante todo o tempo, mesmo quando o aparelho se encontra inoperante.
O stand-by, ou estado de suspensão, tem a finalidade de acelerar a entrada em funcionamento do aparelho. Estando desligado, um aparelho eletrodoméstico comum, como um rádio, necessita de umas duas dezenas de segundos para entrar em funcionamento pleno, o stand-by acelera esse processo permitindo o funcionamento quase imediato do aparelho. O preço destes segundos é o consumo de energia por todo o tempo em que o aparelho permanece em suspensão, eventualmente dias, ou até meses.
Resulta disso um alto consumo de energia por parte dos cidadãos que acreditam estar mantendo seus aparelhos desligados, enquanto eles permanecem apenas suspensos. Os gastos de energia decorrentes deste mau uso são consideráveis, constituindo uma parcela significativa do consumo doméstico.
A economia dessa energia significaria não apenas uma economia para os cidadãos, mas também uma redução do gasto de energia total da população, o que contribuiria com a redução do aquecimento global.
A solução para o problema é extremamente simples, consistiria apenas na obrigatoriedade da introdução de um interruptor verdadeiro, uma chave liga/desliga, em todos os aparelhos eletrodomésticos a serem vendidos no país. Um tal sistema pode ser introduzido até mesmo no fio de alimentação do aparelho, a exemplo do que normalmente ocorre em abajures.
Em suma, a consequência da obrigatoriedade da presença de interruptores liga/desliga em todos os eletrodomésticos comercializados em território nacional seria a economia de energia por parte dos cidadãos, e a consequente redução no gasto total de energia. Consumidores e planeta agradeceriam.