Blazar
Até agora, o universo tem se mostrado cheio de mistérios. O que observamos corresponde a uma pequena fração do que realmente existe. O que será que vai além do nosso universo observável? Até tempos atrás, as idéias a cerca do universo eram escassas, mas com o avanço tecnológico, estamos chegando próximos a poder ler a mente de Deus.
Se você olhar atentamente para o céu, em uma noite sem lua e sem poluição luminosa, verá muito mais do que estrelas. Poderá ver planetas, nebulosas, a faixa luminosa de nossa galáxia e até mesmo outras galáxias. Então você pode quetionar-se: Existe algo além disso?
Quantas galáxias existem no universo? Não sabemos. Mas sabemos que existem milhões, bilhões, e elas diferem umas das outras. É bem provável que exista um buraco negro no centro da Via-Láctea, mas existem outras galáxias, que apresentam em seu núcleo algo muito mais denso e compacto: o Blazar.
Os Blazares são altamente energéticos (podem ser vistos como versões mais energéticas dos Quasares) e estão associados à buracos negros supermassivos no centro de uma galáxia ativa.
Acredito que muitos desconheciam os Blazares, mas até mesmo os cientistas tem muito o que aprender sobre esses corpos celestes.