Big-Crunch: o que ocorrerá caso do nível de densidade aumente?
Muitos alegam: o Big-Bang deu origem ao universo. Mas o que fará nosso universo chegar ao fim? Ele chegará ao fim?
Questões que dizem respeito do universo sempre foram feitas pelo homem, pois as mesmas sempre nos fascinaram. Mas quantos de nós temos certeza de quanto tempo ficaremos aqui nos questionando sobre a vida? Afinal, nossa existência nesse universo é eminente.
Existem três maneiras de estruturas do universo. A primeira diz respeito a um universo em que o nível de densidade total do mesmo está abaixo de um valor crítico. É o que estamos presenciando, o universo está em expansão e tem o formato de uma sela.
A segunda maneira estrutural do universo é o qual apresenta uma densidade igual ao nível crítico. Nessas condições, a expansão será desacelerada. O Universo é plano.
Por fim, a densidade pode ter um valor acima do valor crítico, isso fará com que toda a matéria atraia outra matéria e assim o universo entrará em colapso. É o que chamamos de Big-Crunch.
Mas existe outra maneira do Big-Crunch ser visto.
A expansão do universo está acontecendo de uma forma acelerada. Quando os físicos perceberam isso, atribuíram a essa ação uma energia que faz o inverso da força gravitacional. Essa energia ficou conhecida como Energia Escura, a quintessência do universo (de quinta essência). Uma cena improvável, mas não absurda, é que a Energia Escura mude sua forma de atuar, ou seja, se transforme em uma força gravitacional, colapsando toda a matéria em um único ponto. UAU!!!
Podem visitar meu blog: www.naturezamatematica.blogspot.com