Novas energias - Comunicação
Governo de São Paulo inicia testes com ônibus a hidrogênio do Corredor ABD.
Ônibus é movido à tração elétrica híbrida, cuja tecnologia e projeto foram desenvolvidos em parceria de várias empresas com a Petrobras Distribuidora
O governo de São Paulo iniciou no dia 16/12/2010 o teste do ônibus a hidrogênio com passageiros, no Corredor Metropolitano ABD (São Matheus / Jabaquara), da empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU.
O ônibus é movido à tração elétrica híbrida (célula a combustível de hidrogênio + três baterias de alto desempenho), cuja tecnologia e projeto foram desenvolvidos em parceria com várias empresas, com a atuação da BR, através da DMCO/GGC/GMTR, na operação da estação de abastecimento de hidrogênio.
Operado pela concessionária Metra, o veículo terá seu desempenho avaliado ao circular em diversas linhas do corredor metropolitano.
Os testes serão realizados até 2011 e mais três ônibus estão em fase de aquisição. Após o período de testes, os veículos, com vida útil de 20 anos, serão incorporados à frota estadual do Corredor ABD.
Com o projeto “Ônibus a hidrogênio”, o Brasil passou a ser um dos cinco países do mundo a deter essa tecnologia, ao lado dos EUA, Alemanha, Canadá e Japão.