A EVOLUÇÃO DOS MICROCOMPUTADORES

A primeira geração de computadores era toda baseada em tecnologia de válvulas eletrônicas. Esse período se inicia por volta de 1942 e sé estende até 1959.

Eram computadores que calculavam a uma velocidade de milésimos de segundos e eram programados em linguagem de máquinas. Apresentavam problemas técnicos após algumas horas de uso. Seus dispositivos de entrada e saída eram bastante primitivos.

Na segunda geração foi utilizado a tecnologia de transistores em substituição a válvulas. Isso ocorre em 1959 e perdura a 1965. O transistor representou um grande avanço, pois era este 100 vezes menor que as válvulas, não requeria certo tempo para aquecer, consumia menos energia, era mais rápido calculando em milionésimo de segundos, eram portanto, mais confiáveis. O representante desse momento foi o IBM 1401 que foi superado pelo IBM 7094 já totalmente transistorizado.

A terceira geração se configura com a chegada do CI – Circuito Integrado, onde transistores e componentes eletrônicos miniaturizados são montados num único chip calculando em bilionésimos. O IBM 360 realizava mais de 2 milhões de adições por segundos e aproximadamente 500 multiplicações.

A quarta geração se inicia por volta de 1970/1971 com a integração alcançada pelos CIs miniaturizados com os VLS`s e o advento dos microprocessadores e microcomputadores em 1975, que permitia a sua popularização e comercialização.

David Bandian
Enviado por David Bandian em 19/12/2010
Código do texto: T2681363
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.