DEZ MITOS SOBRE O CRIACIONISMO (5)

CRIACIONISTAS SÃO PSEUDOCIENTISTAS

Cientístas são indivíduos que estão envolvidos com algum tipo de atividade sistemática de pesquisa, os quais se utilizam do método científico, visando adquirir conhecimento.

No passado o termo cientista era usado mais especificamente para os matemáticos, físicos, astrônomos, químicos e biólogos (que na época eram conhecidos como naturalistas). Atualmente o uso do termo é muito mais amplo.

Pseudociência pode ser descrita como uma metodologia, crenã ou prática que se diz ser científica, ou que procura passar por ciência, mas que não possui uma metodologia científica apropriada, faltando suporte por meio de evidências ou mesmo plausibilidade.

É importante notar que o trabalho desenvolvido por Gregor Mendel, na área da genética, já foi considerado pseudociência, por não se conformar aos moldes do pensamento de uma determinada época, logo após a introdução da teoria darwiniana. Embora tenha sido publicado em 1865, seis anos após Darwin ter publicado o seu livro A ORIGEM DAS ESPÉCIES, somente em 1900 é que ele foi "redescoberto" e mesmo assim tido como controverso por se opor ao pensamento darwinista predominante na época.

Assim, o que um dia foi considerado como pseudociência e altamente controverso é hoje a essência da genética clássica.

Gregor Mendel (1822-1884) era um frade agostiniano, que por anos pesquisou a hereditariedade de certos traços característicos em ervilhas. Ele é considerado hoje o pai da genética. Mendel era criacionista.

Francis Bacon (1561-1626) foi um filósofo, estadista e cientísta que desenvolveu o método científico, pelo qual pode-se diferenciar entre uma proposta científica e uma proposta pseudociêntífica ou mesmo não ciêntífica. Seu método continua sendo a base do modelo utilizado pela Ciência na pesquisa. Ele dizia que "preferia acreditar em todas as lendas do que aceitar que a natureza não tivesse sido o produto de uma mente". Bacon era criacionista.

Johannes Kepler (1571-1630) foi um matemático e astrônomo alemão e uma figura principal na revoluação científica do Século XVII. Ele é considerado o pai da astronomia, por ter descoberto as três leis do movimento plánetario, conhecidas como Leis de Kleper. Ele afirmava "...o Criador que trouxe a existência todas as coisas." Kleper era criacionista.

Isaac Newton (1643-1727) foi um matemático, fisíco, astrônomo e filósofo inglês, considerado o cientista de maior influência na história. Ele é o pai da mecânica clássica. Newton afirmava que "Deus criou todas as coisas por número, peso e medida." Newton era criacionista.

Leonhard Euler (1707-1783) foi um matemático e fisico suíço. Durante a sua vida, um terço de todas as publicações científicas foram de sua autoria. Ele é conhecido como o pai das funções. Ele dizia "....sendo que a estrutura do universo é a mais perfeita e a obra de um sábio Criador, nada acontece no universo sem que uma regra de um máximo ou de um minímo apareça." Euler era criacionista.

James Prescott Joule (1818-1889) foi um fisíco inglês. Seus estudos levaram a teoria da conservação da energia e subsequentemente ao desenvolvimento da primeira lei da termodinâmica. Ele é considerado o pai da termodinâmica. Ele dizia que "...o próximo passo após o conhecimento e a obediência à vontade de Deus, deve ser conhecer algo sobre os seus atributos de sabedoria, poder e bondade manifestos nas obras das Suas mãos." Joule era criacionista.

James Clerk Maxwell (1831-1879) foi um fisíco e matemático escocês. Ele é o autor da teoria eletromagnética (as quatro equações de Maxwell) e o trabalho estatístico na teoria cinética dos gases (distribuição de Maxwell-Boltzmann). Ele é considerado o pai da eletricidade e magnetismo. Ele dizia "não existe uma teoria evolucionista que possa ser desenvolvida com a finalidade de demonstrar a similaridade das moléculas, pois, evolução necessariamente implica em mudança." Maxwell era criacionista.

Louis Pasteur (1822-1895) foi um químico e microbiólogo francês. Ele criou a primeira vacina e o processo conhecido por pasteurização. Pasteur demonstrou em 1959 que geração espontânea não ocorre. Ele disse "a doutrina da geração espontânea nunca mais conseguirá se recuperar desse golpe mortal dado por este simples experimento." Ele também disse: "quanto mais eu estudo a natureza, mais eu fico impressionado com a obra do Criador." Pasteur era criacionista.

William Thompson - Lord Kelvin (1824-1907) foi um fisíco, engenheiro e matemático escocês. Desenvolveu a escala Kelvin de temperatura e juntamente com Joule desenvolveu o trabalho para a formulação das leis da termodinâmica. Ele dizia: "provas extremamente contundentes de inteligência e design benevolente encontram-se ao nosso redor... a idéia ateísta é tão sem sentido que eu não consigo expressá-la em palavras." Lord Kelvin era criacionista.

George Washington (1864-1947) foi botânico, inventor e educador americano. Ele revolucionou a agricultura inventando mais de 300 produtos diferentes. Ele dizia: "Eu gosto de pensar na natureza como sendo uma estação de rádio ilimitada, através da qual Deus fala conosco a cada hora, se estivermos apenas sintonizados." George era criacionista.

Werner Magnus Maximilian von Braun (1912-1977) foi um fisíco de foguetes, engenheiro astronaútico e arquiteto espacial, alemão-americano. Foi ele quem praticamente desenvolveu o sistema de foguetes utilizados pela NASA até o presente. Ele dizia: "ao contemplarmos os vastos mistérios do universo, temos a confirmação da nossa fé na certeza do Criador. Acho difícil compreender um cientista que não reconhece a presença de uma racionalidade superior por trás da existência do universo, tanto quanto seria dificil compreender um teólogo que negasse os fatos da ciência." Werner von Braun era criacionista.

Arthur Ernest Wilder-Smith (1915-1995) foi um quimico orgânico e farmacólogo. Recebeu três doutorados durante a sua vida. Um dos principais oponentes da teoria da evolução do Século XX, apontando as suas falhas científicas e falta de evidências. Ele dizia: "Ele (Deus) nos fez não somente cientistas melhores, mas também homens melhores." Wilder-Smith era criacionista.

Dean H. Kenyon, professor emérito de biologia da San Francisco State University. Dr. Kenyon, juntamente com Dr. Gary Steinman, escreveu em 1969 em dos principais livros textos modernos tratando da origem da vida , do ponto de vista evolucionista (Biochemical Predestination), o qual ele mesmo refutou mais tarde com a publicação de um outro livro OF PANDAS AND PEOPLES, em 1989. Nesse livro Dr. Kenyon é criacionista.

Uma lista completa de cientistas de renome que se posicionaram como criacionistas chegaria a quase duas centenas. E o espaço aqui é limitado. Apenas como referência na minha última postagem sobre esse assunto, colocarei o nome de alguns cientístas de renome que se posicionaram como criacionistas. (Ex: Galileo Galilei / John Wilkins...)

CRIACIONISTAS SÃO CIENTISTAS

brucejoker
Enviado por brucejoker em 01/11/2010
Código do texto: T2590886
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.