DEZ MITOS SOBRE O CRIACIONISMO (3)
CRIACIONISTAS QUEREM REMOVER O ENSINO DA
TEORIA DA EVOLUÇÃO DA GRADE CURRICULAR
A Ciência possui uma metodologia específica de pesquisa. Ao estudar a natureza, a Ciência tenta explicar o por quê a natureza se comporta ou age de uma determinada maneira.
Para tanto, são apresentadas possíveis explicações as quais chamamos de hipóteses. Hipóteses são as propostas não testáveis sobre o por quê certas coisas na natureza são do jeito que são ou agem do jeito que agem. Quando uma hipótese chega a ter as suas prospostas formuladas de forma testável, ela recebe a posição de teoria. Se uma hipótese não pode apresentar propostas que sejam testáveis, ela não poderá ser aceita como uma teoria.
Portanto, no ensino da Ciência, todo cuidado deve ser tomado para ensinar hipóteses como hipóteses (E não como teorias) e ensinar teorias como teorias (E não como leis ou fatos).
As propostas da teoria da evolução:
1. matéria inorgânica teria dado origem à vida (geração espontânea)
2. a geração espontânea teria ocorrido uma única vez
3. vírus, bactéria, plantas e animais estariam todos inter-relacionados
4. a protozoa teria dado origem a metazoa
5. todos os tipos de invertebrados (filo) estariam inter-relacionados
6. os invertebrados teriam dado origem aos vertebrados
7. dentro dos vertebrados: peixes teriam dado origem aos anfíbios; anfíbios teriam dado origem aos répteis; répteis teriam dado origem às aves e aos mamíferos
Embora todas elas sejam explicações, nenhuma dessas propostas é testável experimentalmente em laboratório. Por essa razão, os criacionistas têm insistido que o evolucionismo seja ensinado não como teoria, mas sim como hipótese.
Oferecer a explicação evolucionista como a única alternativa científica é inaceitável. Oferecê-la de forma dogmática é ainda mais inaceitável, pois:
1. Não é função da Ciência demonstrar como o universo e a vida vieram a existência espontaneamente, e sim como o universo e a vida vieram a existência. Espontaneamente pode ser uma das possibilidades mas não é a única.
2. Não é função da Ciência julgar uma teoria baseada nas suas implicações, sejam elas filosóficas ou religiosas. A função da Ciência ao julgar uma teoria é avaliar se a mesma encontra-se devidamente embasada em evidências, leis, lógica e testes científicos.
O que vai além não é Ciência.
Assim sendo, teorias científicas devem sempre ser ensinadas como teorias e não como fatos. Por serem ainda teorias, fica claro que elas não foram comprovadas.
Tanto o evolucionismo quanto o criacionismo são propostas que devem ser ensinadas e pesquisadas. Dizer que o evolucionismo já foi provado e que o criacionismo é religião são duas afirmações falsas.
É verdade que algumas pessoas que se posicionam como criacionistas expressam o desejo de remover a teoria da evolução da grade curricular, da mesma forma que alguns que se posicionam como evolucionistas acreditam que o criacionismo seja religião e que, portanto, deva ficar fora da grade curricular.
mas os que defedem o criacionismo do ponto de vista da Ciência não querem remover o evolucionismo da grade curricular, mas sim que ele seja ensinado como uma hipótese científica, e que o criacionismo seja simultaneamente apresentado como uma proposta científica e não religiosa.
CRIACIONISTAS QUEREM QUE A TEORIA DA EVOLUÇÃO SEJA
ENSINADA COMO TEORIA!