Ateísmo.

Ateísmo.

Bom, primeiramente eu sou um péssimo escritor e não faço a mínima idéia de porque estou escrevendo isso, mas como dizem:

“ Se em algum momento teve alguma inspiração é bom aproveitá-la. “

Eu não venho trazer criticas a instituições ou religiões em si, apenas venho explicar coisas onde algumas pessoas entendem de forma atravessada e destorcida e enxergam nada mais e nada menos que sua própria ignorância.

O primeiro tema que venho trazer para discussão é o Ateísmo e para começar vou dizer alguns fatos que já ocorreram comigo. E Sim, eu sou um Ateu.

Lembro de um tempo que eu fazia catequese, eu já estava nela há quase quatro anos. Naquele dia nós estávamos saindo da igreja após uma missa e indo para nossas casas, lembro que estava com minha professora de catequese ajudando-a a levar algumas coisas pra escola. Não lembro o que ao certo. No percurso eu acabei dizendo a ela que não me interessava mais pela catequese e que não interessava mais por deus.

Realmente vocês deviam ver a cara de espanto da mulher, eu continuei completando, bom, quando eu disse que acreditava ser um Ateu ela logo ficou com uma expressão de nojo e disse algo mais ou menos o que muitos Religiosos dizem em respeito ao ateísmo.

“ Se você não a credita em deus, acredita em que? No Demônio? “

Bom, primeiramente ser ateu é não acreditar em nenhuma doutrina religiosa ou crença popular, seja ela o Cristianismo, Islamismo, Judaísmo, Neopaganismo, Espiritismo ou qualquer crença popular como, por exemplo, o fato de espelhos quebrados darem sete dias de azar.

Nenhum ateu larga sua religião por motivos iguais, como muitos pensam, não somos uma instituição ou algo do gênero, somos membros isolados, cada um com seus aspectos. Ateus não acreditam em religiões pelo mesmo motivo que um cristão não acredita em budismo.

Um bom exemplo a explicar de porque não acreditar em religiões é que os gregos há tempos atrás acreditavam em uma religião politeísta, em criaturas mágicas, magia e outras coisas. Hoje em praticamente ninguém acredita nessas historias, mas em tempos antigos as pessoas acreditavam nessas religiões como nós acreditamos em nossas hoje, o que garante que as religiões atuais sejam esquecidas como a religião politeísta dos gregos? Talvez daqui um milênio nossos ancestrais olhem para nós nos livros de historia e digam:

“ Crianças, abram na pagina 36 e vamos estudar a religião do século vinte e um. “

Algumas religiões são tão antigas como, por exemplo, o Judaísmo que vem a séculos existindo. Mas mesmo religiões que se manterem atuais até hoje tiveram um começo na historia. Como por exemplo, as religiões dos famosos “Homens da Caverna” que se baseava em Xamanismo. Resumidamente nenhuma religião começou primeiro por assim dizer, todas tiveram uma religião antecessora.

Pelo mesmo motivo que vocês leitores não acreditam em algumas crenças os ateus não acreditam em todas. È simples o motivo, não somos nenhuma seita demoníaca procurando o anticristo para adorar e destruir Jesus ou hereges cegos pelo demônio como muitos religiosos dizem.

Eu acho engraçado que algumas pessoas confundem bondade com religião. Muito dos olhares atravessados vem um Ateu como um pessoa má, ignorante e que faz tudo maligno considerado dentro de uma doutrina religiosa.

“Ele não acredita em cristo, cuidado, ele é mal.”

Bom, eu digo uma coisa, não somos nós que queimamos pessoas a toa na idade media ou explodindo prédios com aviões hoje em dia. Bondade não é sinônimo de religião, não confundam isso.

Outro fator onde muitas pessoas têm duvida sobre o ateísmo é que se não acreditamos em religiões para onde desejamos ir quando morremos? Muitas pessoas sonham em ir para o paraíso, reencarna em outras vidas, ou se juntar aos espíritos ancestrais da natureza, seja qual for à religião, todas tem seu lugarzinho especial após a morte. Mas e o ateísmo? Bom, a resposta é simples, não tem nada. Para mim ou grande maioria esta é a única vida que temos, devemos aproveitá-la a cada segundo, a cada respiração dada, cada batida do coração, cada olhar voltado a algo que chama nossa atenção deve ser aproveitado por que depois, bom, já sabem.

Então, agora que já sabem, não viemos do além para acabar com o mundo. Somos apenas boêmios aproveitando a vida até quanto ela durar. Obrigado por ler.

Leonardo Vieira Costa
Enviado por Leonardo Vieira Costa em 13/07/2010
Código do texto: T2375515
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.