Jogo fácil ou jogo difícil? (easy mode or hard mode)

God mode, Titan Mode, Papai posso jogar, Top Player...

Mais afinal de contas, o que é jogo fácil e jogo difícil?

Em um tempo não tão distante, o nível de dificuldade era

medido apenas pelo que o jogo poderia fazer em relação

entre jogador e percepção. Nos dias atuais essa colocação

é totalmente obsoleta, visto que os modos estão aí apenas

para confundir do que ajudar.

Os jogos modernos de um modo geral colocam suas dificuldades

no modo 8 ou 80, ou o jogo é muito difícil e é quase impossivel

passar de alguma fase, ou é muito fácil que pode ser terminado

em três ou cinco dias - Esse é o caso de God of War III.

[Resalva: não que GoW III seja fácil, apenas é um jogo

relativamente curto.]

Nesse mês a Capcom anunciou o lançamento de Megaman 10 para os

consoles 360, Ps3 e Wii. Se você pensar que o jogo é feito com

lindos gráficos 3D enganará redondamente. Megaman 10 remonta ao

antigo herói com cabeção que soltava um tiro por vez e tinha que

ter seus pulos calculados milimetricamente. Naquele tempo qual era

a sensação de ver ''Game Over'' na tela depois da morte e se sentir

um verdadeiro perdedor?

Megaman 10 têm todos esses recursos antigos que colocava um jogo como realmente um desafio. Algo que você teria que pensar, análisar, tentar e tentar até conseguir.

Os jogos modernos ( na maioria de tiro ) são fáceis nesse sentido.

Começar em um Checkpoint anterior até é melhor do que continuar a

fase tentando e tentando passar de obstaculos que você jura ser

impossivel passar.

Lembrar que gastei quase um mês para finalizar Megaman 8 no Sega

Saturno há ''alguns'' anos atrás ( quando tinha uns 9 ou 10 anos ) ,

e hoje em dia gasto apenas uma semana para finalizar ''Medal of Honor'', ''Black'' ou ''Heavy Rain''.

A questão principal é que o jogo moderno deixou de ser totalmente

diversão para ser totalmente gráfico. Essa ressureição de Megaman 10

mostra a nostalgia de alguns programadores antigos que trabalhavam

em 8 e 16 bits, tudo era mais simples e fácil de complicar.

Atualmente quando me sinto um verdadeiro ''Deus'' jogando videogame

eu começo a rodar meu Sonic 2 na seção Arcade do Elite e vejo o quão (ainda) é difícil pegar todas as ''rings'' e ainda ser rápido.