Expressionismo Alemão e sua influencia no cinema
O Expressionismo surgiu na Alemanha como um resultado antes da Primeira Guerra Mundial, vemos a suas influencias nos principais setores da artes como: Pintura, esculturas, arquiteturas e no cinema.
O movimento dessa arte remonta um pouco do gótico, distorções e um toque de sobrenatural, na sétima arte vimos a grande influencia de algumas obras no gênero do terror e ficção cientifica.
Um dos primeiros filmes foi Der Student von Prag ( O Estudante de Praga) de 1913, estrelado por Paul Weigner, conhecido por estrelar outras produções. O Estudante de Praga foi o pioneiro a colocar o efeito doppelgangger ( o mesmo ator exercer dois personagens), o filme seria refeito em 1926.
Um dos grandes sucessos foi O Gabinete do Doutor Caligari ( 1921), com estéticas distorcidas e cenário gótico.
O enredo que se passa num hospício trata de Francis e Dr. Caligari, onde há um desenrolar entre os personagens e um grande plot twist.
O Golem de 1920, onde em um vilarejo de judeus um ancião constrói um Golem para proteger o seu povo , mas a criatura se revolta contra o seu criador.
A Morte Cansada de 1921, dirigido por Fritz Lang fala sobre a Morte que da três chances a uma mulher para salvar o seu namorado.
Nosferatu de 1922, dirigido por FW Murnau é uma adaptação do Drácula de Bram Stocker , que abriu portas para o grande diretor.
Em 1927, Fritz Lang mostrou o seu grande sucesso Metropólis como a pioneira da Ficção Cientifica.
Grandes gêneros surgiram da influencia do expressionismo alemão como: Filmes Noir e terror e grandes nomes como Otto Preminger, Billy Wilder Fritz Lang e Alfred Hitchcock foram os diretores que tem o expressionismo alemão como referencias em seus filmes.