TOP 10 – ABERTURAS DE DESENHOS ANIMADOS DOS ANOS 80

Os desenhos da década de 1980 eram chamativos, cativantes, bem animados e com uma ótima e inesquecível trilha sonora. Bem, o interesse das fabricantes de brinquedo era que os desenhos fossem inesquecíveis assim mesmo para que as crianças se atentassem aos anúncios de brinquedos durante os intervalos comerciais e pedissem insistentemente aos pais os novos lançamentos de Natal. Dito isso, as trilhas sonoras desses desenhos marcaram a época, e muitas são lembradas até os dias de hoje por sua originalidade e qualidade. Deixo aqui minha lista pessoal com o TOP 10 das aberturas de desenhos animados dos Anos 80.

#10 - BEVERLY HILLS TEENS

Traduzida preguiçosamente no Brasil como “Turma da Pesada”, a série foi exibida originalmente em 1987, só teve 1 temporada e o total de 65 episódios. São poucos os que se lembram desse desenho. Resumindo, eram um bando de mauricinhos e patricinhas de Beverly Hills mimados e despreocupados, e que ainda tinham uma piscina no carro! Até que eu gostava desse desenho por causa dos vários personagens excêntricos e suas personalidades e visuais distintos. Apesar de não ser um desenho memorável, a música de abertura com sua batida de festa parece um autêntico hit dos Anos 80 que poderia perfeitamente ser tocada em qualquer filme, e por isso é boa o bastante para merecer o décimo lugar.

In Beverly Hills!

Para conferir a abertura: https://www.youtube.com/watch?v=Zu2eawfTiCM

#09 - THE GET A LONG GANG

Traduzida no Brasil como “A Nossa Turma” (e quase tudo nos Anos 80 seria traduzido como “Turma” de alguma coisa), a série foi exibida originalmente de 1984 a 1985, só teve 1 temporada e o total de 44 episódios, mas foi bastante reprisada na época. A série era bem infantil, mas tem uma das músicas de abertura mais cativantes da época. Composta pelo empresário do ramo de brinquedos Haim Saban, que também atuou em várias produções dos Anos 80 e 90, essa música já começa com um teclado eletrônico inconfundível, passando por um coro que vai apresentando carinhosamente cada personagem em um crescendo que chega a um refrão que dá vontade de ouvir a música toda de novo.

Get up!

Para conferir a abertura: https://www.youtube.com/watch?v=sshafO3HPdY

Como curiosidade, a banda infantil "A Patotinha" gravou uma versão brasileira, e você pode conferir aqui: https://www.youtube.com/watch?v=KVC54XCRUJ8

#08 - PUNKY BREWSTER

Essa série animada foi exibida originalmente em 1985, com 2 temporadas e o total de 65 episódios. Traduzida como “Punky”, era um spin-off do original em live-action, que também foi exibido no Brasil e fez bastante sucesso na época: “Punky, a levada da breca” (isso mesmo, "breca", sabe lá por que razão escolheram uma palavra que só sua bisavó conhecia). Apesar de poucas temporadas, foi um desenho bastante reprisado e traz aquela aura de nostalgia pela inocência, carisma e infantilidade. A maior apelação da série era o personagem mágico Glomer, que nunca conseguia voltar para sua família. Sério que não fizeram nenhum episódio em que ele volta, gente? A abertura em si não contava com efeitos especiais, mas a música, interpretada pela cantora Rachelle Cano, era emocionante e muito boa de se ouvir, parecendo um verdadeiro hit pop dos Anos 80 ao estilo Cyndi Lauper.

Pa-pa-pa-pa! Pa-pa-pa-pa-pa!

Para conferir a abertura: https://www.youtube.com/watch?v=9nH4_zR_GOM

#07 - DUCKTALES

A série foi exibida originalmente de 1987 a 1990, teve 4 temporadas e o total de 100 episódios. Apesar de ser uma animação dos Anos 80, esses personagens da Disney não eram novos e suas aventuras já eram conhecidas de revistas em quadrinhos que eram vendidas no Brasil. Mas a adaptação para animação foi muito bem feita. Na época, eu adorava ver o Tio Patinhas e seus sobrinhos desbravando um mundo de aventuras, ao estilo Indiana Jones, mas, hoje, considero que o conceito envelheceu mal. A temática, baseada nas aventuras originais dos quadrinhos dos anos 1940/1950, era basicamente a de um anglo-saxão branco rico e ganancioso surrupiando os tesouros de países mais pobres, cujos habitantes eram estereotipados e retratados como exóticos, feios, supersticiosos, burros e primitivos. Contudo, o tema de abertura era empolgante, divertido e bem chiclete. Uma das poucas aberturas que foram traduzidas para o português, que, diga-se de passagem, foi muito bem cantada pela inconfundível voz do cantor e intérprete Luis Ricardo, o que ajudou a fazer dessa música de abertura ser lembrada até os dias de hoje.

DuckTales! Wu-uw!

Para conferir a abertura: https://www.youtube.com/watch?v=dvfcpzvWtfE

#06 - POLE POSITION

Essa série foi exibida originalmente em 1984, só teve 1 temporada e o total de 13 episódios, mas é muito lembrada porque foi bastante reprisada no Brasil. Na verdade, essa série é mais lembrada pela empolgante e marcante trilha de abertura, com sua batida eletrônica, ritmo acelerado como uma fase final de videogame e vocais se esgoelando no coro. Mais uma música que poderia ser muito bem tocada em qualquer filme da época.

Pole Position! Aaah!

Para conferir a abertura: https://www.youtube.com/watch?v=9qDcxAtuUJU

#05 - JEM AND THE HOLOGRAMS

Essa série, traduzida como “Jem e as Hologramas” (e ainda bem que não foi “A turma da Jem”), era protagonizada por duas bandas rivais do que pareciam mais Barbies meio Rock meio Disco e que sempre cantavam nos episódios. A série foi exibida originalmente de 1985 a 1988, teve 3 temporadas e o total de 65 episódios. Eu não gostava muito desse desenho, me dava um pouco de vergonha alheia, e creio que a série fez mais sucesso pela abertura chamativa do que pela trama. Sim, a abertura era bem animada e visualmente muito boa, cheia efeitos luminosos, e a entrada de penetra das antagonistas no meio da canção das protagonistas fazia dessa uma abertura original e humorada. A abertura ainda contava com um inédito beijo na boca!, o que indicava uma temática mais madura. Foi uma das poucas músicas de abertura que os estúdios brasileiros traduziram. No Brasil, a abertura foi muito bem interpretada pelas reconhecidíssimas e inconfundíveis cantoras Sarah Regina e Lady Zu, já famosas desde a década de 1970.

Mas não há ninguém igual a Jem!

Para conferir a abertura: https://www.youtube.com/watch?v=FqWe0Z7ovpo

#04 – BIONIC SIX

Traduzida no Brasil como “Os 6 Biônicos”, foi uma série exibida originalmente em 1987, só teve 2 temporadas e o total de 65 episódios. Era uma série de ação e aventura tipo o que os X-Men seriam na animação de 1992, com heróis com poderes especiais lutando contra vilões sociopatas. A abertura, inclusive, lembra bastante a abertura do que viria a ser a série animada dos X-Men de 1992. No caso de “Os 6 Biônicos”, não foi um show muito reprisado, mas a abertura, com seu ritmo acelerado, batida eletrônica, e cheia de solos de guitarra, merece mesmo estar no TOP 5. Além disso, a abertura foi muito bem traduzida para o Brasil, conseguindo reproduzir toda a empolgação da versão original.

E nada poderá deter esse poder!

Para conferir a abertura: https://www.youtube.com/watch?v=GBHE382YaBg

#03 - THUNDERCATS

Dispensando apresentações, a série foi exibida originalmente de 1985 a 1990, teve 4 temporadas e o total de 130 episódios. Esse desenho não era muito infantil, tinha uma pegada mais de ação e aventura e o vilão era realmente trevoso, a ponto de assustar algumas mães quando o ouviam invocar os “antigos espíritos do mal”. Assim como He-Man e She-Ha (que mereciam músicas de abertura melhores), a série foi um sucesso tremendo, rendendo remakes ao longo do tempo, e temas de festa infantil ao longo dos Anos 80. A abertura eletrizante era muito bem animada, com vários efeitos de luz e visualmente muito boa.

Thunder! Thunder! Thunder! Thunder! ThunderCats! Hoooo!

Para conferir a abertura: https://www.youtube.com/watch?v=9ZX6rT7CHEI

#02 - TEENAGE MUTANT NINJA TURTLES

Traduzida como “As Tartarugas Ninja”, a série foi exibida originalmente de 1987 a 1996, marcando não só os Anos 80, mas também os Anos 90, teve 10 temporadas e o total de 194 episódios. O desenho misturava ação e comédia e foi um sucesso imediato e estrondoso, juntamente como foram He-Man, She-Ha, e ThunderCats. Contudo, a febre ultrapassou até mesmo a marca He-Man em produtos, rendendo não apenas bonecos, mas vários outros brinquedos que levassem a marca; rendeu jogos, videogames, álbum de figurinhas, revistas em quadrinhos, filmes, shows de animatrônicos e até hoje é uma das marcas de desenho mais rentáveis. Com relação ao tema de abertura, a música já começa com um acorde eletrônico distorcido inesquecível e prossegue num acelerado rock típico dos Anos 80 que acena corretamente para o ritmo da série. É um verdadeiro chiclete que é lembrado até hoje.

Santa Tartaruga!

Para conferir a abertura: https://www.youtube.com/watch?v=ij0Tg9hAfPQ

#01 - MUPPET BABIES

Essa série foi exibida originalmente de 1984 a 1991, teve 8 temporadas e o total de 106 episódios. Os Muppets em si já eram conhecidos desde os Anos 50, ficaram ainda mais populares com os programas de televisão dos Anos 70 e os filmes dos Anos 80. Mas a inspiração para lançar um desenho de Muppets bebês surgiu mesmo do filme "Os Muppets Conquistam Nova Iorque", de 1984 , cujo clipe "I’m Gonna Always Love You", com a versão original dos Muppets bebês, fez muito sucesso. Meses depois, os produtores já lançavam o desenho. A série era voltada para o público infantil e mantinha a temática Muppets de comédia surrealista e nonsense, misturando fofura com loucura e contava com a audácia de inserir crossovers de cenas live-action aproveitadas de diversas séries conhecidas da TV. A temática era infantil e despretensiosa, sem tentar dar lições de moral nas crianças. Era apenas a comédia pela comédia. Eu me lembro de dar muitas risadas assistindo a essa série, e não me lembro de outro desenho que tenha me feito rir assim (até chegarem os Tiny Toons, nos Anos 90).

Com relação à abertura em si, ela excede a qualquer outra dos Anos 80, tanto na criatividade quanto na originalidade. A grande mensagem que a letra passava era o poder de se usar a imaginação e a criatividade quando você não se sentir bem. Com relação à música, além de manter a batida e o ritmo animado e acelerado próprios das aberturas das animações dos Anos 80, foi incrementada com um estilo Twist dos Anos 60, o que dava aquela sensação de inocência e reconhecimento à época de sucesso dos primeiros Muppets. Com relação ao visual, inspirado no citado clipe do filme de 1984, a abertura desenhada mantinha os efeitos especiais de luzes usados em outras aberturas, mas incrementava gradualmente as cenas de comédia e surrealismo com cenas hilárias de live-action até culminar na metalinguagem do título da série sendo montado pelos próprios personagens. Pelo menos duas versões de abertura foram ao ar e as duas são espetaculares. Essa abertura não tem comparação. Simplesmente merece o primeiro lugar pela qualidade de todo o conjunto da obra.

Make dreams come true!

Para conferir a abertura em suas duas versões:

https://www.youtube.com/watch?v=4ZWLlUzbgdE&t=2s

https://www.youtube.com/watch?v=51zf99ztEUc

E para conferir o clipe que inspirou os Muppet Babies: https://www.youtube.com/watch?v=ryxjSyLtNMU

E você? Gostou de relembrar essas aberturas geniais dos desenhos dos Anos 80? Espero que tenha gostado e que a criança em cada um de nós continue sonhando!

Vitor Pereira Jr
Enviado por Vitor Pereira Jr em 16/05/2023
Reeditado em 06/11/2023
Código do texto: T7789576
Classificação de conteúdo: seguro