A ignorância do Governo destruiu a NOB/RFFSA
Ouvindo ontem dia três de novembro de 2021 a reportagem da CBN aqui no MS, Falando do entusiasmo de empresários do Norte Argentino, Bolívia e do Brasil sobre as grandes possibilidades e potencialidades da ferrovia bioceânica ( NOB e RFFSA ) e a estratégica localização Corumbá MS, para cargas e intercâmbio Brasil,Bolívia, Argentina em Corumbá...
Aí entendemos, porque o Brasil perde tantas oportunidades, dinheiro e vive em constante crise e desemprego, as vezes brutal como agora.
A mais de três décadas os ferroviários da NOB RFFSA Se mobilizaram e tentaram chamar a atenção do Governo para a importância econômica, estratégica e social desta ferrovia, com documentos, cartas, mobilizações impressionante como a do Trem NÃO PODE PARAR em Corumbá que conseguiu mobilizar prefeitos, deputados, empresários, comércio e rede hoteleira e mais de 10 mil pessoas nas ruas.
Os ferroviários mostravam a viabilidade a NOB ( Bauru a Corumbá e ramal Ponta Porã
) e necessidade de investimento neste trecho e manutenção, também do Trem do Pantanal. Tudo que volta a se discutir e verificar que é viável mais de três décadas após o alerta visionário dos ferroviários. Até em Brasília foram os ferroviários , Agente e Dirigente sindical estive presente e fui testemunha ocular e participe destes fatos históricos.
Em sua arrogância governamental no exercício do poder Collor perseguiu e puniu os ferroviários, iniciou uma Privatização burra e sem critérios e os governos que se seguiram não ouviram os apelos dos trabalhadores da ferrovia para reverter a tempo a destruíção e a NOB, seus trilhos, vagões estações foram reduzidos a escombros,o exemplo foi a Estação mais moderna e estratégica da época na fronteira : a Estação ferroviária de Corumbá ', nem o Clube Noroeste foi poupado da ignorância destrutiva. Passado mais de três décadas muitos colegas e até dirigentes já estão mortos, milhares de ferroviários e de empresas parceiras perderam seus empregos e agora mais de 30 anos depois recebemos a notícia que um grupo de empresários e até políticos descobriram ou redescobriram a importância desta ferrovia e sua possibilidade na União de esforços entre países como Brasil, Bolívia e Argentina podem ser muito importantes para o desenvolvimento e a geração de empregos.
Tudo que ouvi de possibilidade ontem na CBN eu já ouvi dos ferroviários a mais de 30 anos atrás, espero que não seja só fogo de palha pré eleitoral.
Essa antiga e destruída ferrovia pela mais idiota das Privatizações que já vi é suas possibilidades reais é a prova cabal da truculência ignorância política estratégicas de muitos governantes e políticos que ignoram a inteligência popular e não tem visão de futuro. A RFFSA era uma Holding de economia mista e receber até investimentos externos, era só uma questão de decisão.
Que os futuros dirigentes e políticos do Brasil tenham humildade para ouvir a voz do povo e parar de destruir o presente e futuro do país.
Esta matéria modesta é uma homenagem a todos que lutaram a guerra da NOB e RFFSA. Uma batalha perdida para o ódio e ignorância bruta do Governo do Brasil. Muitos continuam vivos, mas alguns irmãos de luta já não estão entre nós. Estejam com o Deus de Justiça.