Exemplo de como a Globo nos manipula

Rede Globo desvirtua os fatos e emburrece as pessoas. Um claro exemplo disso é a versão apresentada pela emissora para descrever os fatos de ontem acerca do habeas corpus de Lula.

Segundo a Globo, Moro só se pronunciou sobre a questão porque teve seu nome citado por Rogério Fravetto, o desembargador que ordenou a soltura de Lula, e como dois desembargadores do TRF4 divergiram sobre o habeas corpus, a PF teria sido obrigada a aguardar a decisão do superior hierárquico dos dois, o Thompson Flores.

Segundo essa versão, omite-se vários fatos:

Decisão de desembargador plantonista deve ser cumprida imediatamente, independentemente de alguém achar que ela está certa ou errada.

Se a decisão não for cumprida, a autoridade responsável incorre em crime.

A decisão de Rogério Fravetto foi revogada por Gebran muitas horas depois, portanto não houve conflito algum, o que houve foi desobediência a uma ordem judicial e conluio para manter Lula preso.

Um juiz de primeira instância jamais deveria contestar a decisão de um desembargador de tribunal superior.

Moro estava de férias, portanto só poderia tomar conhecimento do habeas corpus se fosse avisado por alguém.

Gebran também estava de férias, portanto foi avisado por alguém.

Por conseguinte, independentemente do acerto ou erro do desembargador que concedeu habeas corpus a Lula, ficou claro que a PF, Moro, Gebran e Thompson Flores cometeram ilegalidades e tramaram para que Lula não fosse solto.

A omissão desses fatos importantes permite formar uma narrativa muito diferente do que de fato ocorreu. Isso não é jornalismo.

Edgley Gonçalves
Enviado por Edgley Gonçalves em 09/07/2018
Código do texto: T6385502
Classificação de conteúdo: seguro