A que ponto chegou a superposição dos interesses comerciais...
É desalentador o que já se tornou praxe, nas nove-
las da "Vênus Platinada" :
Quando os índices de audiência de uma determi-nada novela são insatisfatórios COM reflexo imediato no grau de
(des) interesse de seus patrocinadores (quanto menor é o índice de audiência, menor o grau de interesse / patrocínio - aqui entram os INTERESSES COMERCIAIS), toda a trama da novela, o seu autor é
imediatamente instado a refazer toda a trama, desvirtuando a sequência normal das cenas, a novela começa a ser descaracteriza-
da : cenas não previstas são improvisadas, em que as atrizes bonitas são mostradas despidas ou em cenas de sexo ou as "vias de fato" (brigas) simuladas entre personagens são destaque, dentre outras
inclusões totalmente impertinentes.
A coisa chegou a tal ponto que, na busca desses
bons índices de audiência, até para o desfecho da novela (último ca-
pítulo) são produzidos diversos finais para ela, mesmo que o final que
é o escolhido para apresentação fuja totalmente à trama original...
É a arte sendo preterida, para o bem dos patroci-
nadores...E o telespectador, ó ...