Homem eterno

O conforto, bom sono, a abundante comida e a segurança prolongaram a vida: —minha expectativa é 70. É ótimo saber que não morrerei aos 30 por guerra, peste ou miséria; quero me aposentar cedo, ler os jornais e viver bem.

E leu os jornais: ... Contemplaste a eternidade? Viste o que é o tempo e o que são teus anos comparados a todos os anos? Quem és tu diante da morte?

—Refletiu e, agora, nada daquilo conforta o homem que contemplou a eternidade. Ele tornou-se um homem eterno.

Equilibrando-se em um muro de 69 polegadas, viu-se cercado por dois abismos, atrás e à frente. São 7 palmos que impedem-no de regressar ou avançar. Seus pés, que tocavam firmemente o muro, estremeceram-se mesmo estando jovens.

—este muro é estreito demais!—Disse ele.

Jurado de morte pela vida, ele diz: 70 anos não é nada, morrerei amanhã.

Chocado pelo curtíssimo muro presente, agora ele vive em um instante o que um homem naturalmente viverá em toda sua vida. Seu instante é do tamanho da eternidade.

Em homenagem à LaRhana

Lucas S Ferreira
Enviado por Lucas S Ferreira em 06/03/2024
Reeditado em 25/03/2024
Código do texto: T8014136
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.