O dorminhoco e a insônia

Era uma vez, em uma pequena cidade chamada Sonolândia, um dorminhoco muito conhecido por todos por sua enorme habilidade em cochilar em qualquer lugar e a qualquer hora. Seu nome era Dormiton. Ele não apenas amava dormir profundamente, mas também tinha uma afinidade especial com os sonhos, estava sempre ansioso para dormir e entrar em um mundo cheio de fantasia e aventura. Por outro lado, na mesma cidade, havia uma figura misteriosa que sempre perambulava durante a noite, lançando sua insônia por onde passava. Seu nome era Insóninha. Ela não tinha descanso e estava constantemente à procura de alguém para manter acordado durante suas infinitas noites em claro.

Um dia, Dormiton acordou com uma vontade imensa de descobrir o que acontecia durante as noites, enquanto ele dormia profundamente. Decidiu então investigar as histórias que ouvia sobre Insóninha e partir para uma aventura noturna. Ele queria conhecer o ser que mantinha as pessoas acordadas, às vezes, por noites seguidas. Assim, naquela noite, o dorminhoco saiu discretamente de sua casa e se aventurou pela cidade até encontrar Insóninha pairando sobre o telhado. Ela estava quietinha, admirando a lua e lançando seu maléfico poder de privação do sono. Dormiton se aproximou dela com cuidado, sem emitir qualquer som. Depois de observá-la por um tempo, começou um diálogo com ela:

- Olá, Insóninha! - sussurrou Dormiton, que completou – Eu sou o Dormiton, prazer!

Insóninha virou-se lentamente para o dorminhoco com um sorriso sombrio no rosto e disse:

- Então você veio me enfrentar, dorminhoco! Me surpreende sua coragem, Dormiton.

- Não, eu não vim te enfrentar. Estou aqui para entender o motivo pelo qual você mantém as pessoas acordadas e privadas de sonhos maravilhosos - respondeu Dormiton.

Com uma pitada de curiosidade e surpresa, Insóninha se aproximou mais de Dormiton. Ela não estava acostumada a encontrar alguém interessado em sua história, muito menos alguém que não a temesse. Sentados sobre o telhado, começaram a conversar sobre os seus propósitos e como ambos eram vistos pelos habitantes da cidade. Dormiton explicou que o sono era essencial para a saúde e bem-estar de todos, permitindo que os sonhos proporcionassem momentos de alegria e imaginação. Insóninha também compartilhava sua visão, dizendo que a noite era uma oportunidade para estar ativo, lúcido e produtivo.

Conforme a conversa prosseguia, Dormiton e Insóninha perceberam que, apesar de suas diferenças, ambos desempenhavam papéis importantes na vida das pessoas. O equilíbrio entre o sono e a vigília era essencial para uma existência harmoniosa. Eles finalmente entenderam que não precisavam se combater, mas sim trabalhar juntos para garantir que as pessoas tivessem as experiências noturnas adequadas.

Dormiton teve a brilhante ideia de criar um horário noturno de sono e vigília, onde as pessoas pudessem aproveitar o melhor dos dois mundos. A cada noite, haveria um período de descanso profundo com sonhos maravilhosos proporcionados por Dormiton, seguido por um período de atividades noturnas intensas com a presença de Insóninha. Felizes com a solução encontrada, eles voltaram a se encontrar todas as noites, trabalhando juntos para equilibrar a necessidade de descanso e ação durante as horas noturnas. E assim, a cidade de Sonolândia experimentou uma harmonia única entre o sono e a vigília, graças ao diálogo e compreensão entre o dorminhoco e a insônia.

Darlan Torres
Enviado por DarlanTorres em 16/08/2023
Reeditado em 16/08/2023
Código do texto: T7862839
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.