Sobre O CAÇADOR DE PIPAS - o filme
Tenho uma grande resistência em ler os livros das listas de "Mais Vendidos", publicados nos jornais e revistas. Geralmente, deixo que eles desapareçam das listas e continuem sendo comentados, para adquiri-los e lê-los. Foi o que fiz com Budapeste, de Chico Buarque.
Há um motivo: sabemos - principalmente nós, escritores (ainda que amadores) - que há um grande "acordo" entre editoras, livrarias, revistas e jornais influenciando que livros aparecem nas vitrines e nas páginas iniciais e nos pop-ups das homepages das livrarias virtuais. Um grande jogo de bastidores de comissões e descontos. Assim, os livros que as editoras promovem como "mais vendidos" acabam se tornando, mesmo, mais vendidos, sejam excelentes ou simplesmente bons, graças à força do marketing.
Ganhei o livro O Caçador de Pipas, escrito por Khaled Houssain, há quase dois anos e nunca o li (que Valadares não leia esse texto!). Pelo motivo acima exposto e pela grande quantidade de "candidatas a miss" que disseram que o adoraram e que choraram muito ao lê-lo.
Ontem, arrisquei assistir o filme baseado na obra do escritor afegão e gostei. Um roteiro bem elaborado, atores experientes, enredo envolvente e emotivo ("eu quase chorei"). O livro, agora, vai avançar alguns lugares na minha eterna e imensa fila. Acredito que até o final de 2008 será lido. Espero não me decepcionar. Às vezes as misses têm razão.
(Você pode adquirir os livros resenhados neste site na livraria SUBMARINO. Clique em CAPA e, depois, no banner existente no topo da página)