A Comandante Key Yuki e o Capitão Harlock: unidos contra a tirania e pela liberdade da raça humana.

 

CAPÍTÃO HARLOCK episódio 9: a Arcádia luta contra a frota mazone

 

CAPÍTÃO HARLOCK episódio 9: a Arcádia luta contra a frota mazone

Miguel Carqueija

 

A meu ver o personagem Daiba Tadashi é um chato. Obsecado por vingança (vingar seu pai e o Professor Cuzco, assassinados por mazones) toma iniciativas de combate sem consultar o Capitão Harlock e por conta própria, a bordo da Arcádia, alveja as mazones avistadas na floresta amazônica.

Entretanto, ao impedir que ele continue, Harlock deixa claro que é preciso uma visão de conjunto: era mais importante enfrentar as naves espaciais das mazones que se aproximavam.

Apesar de sua rispidez Harlock é um homem sensível, que gosta de ficar perto da alienígena Miime enquanto ela toca sua harpa.

Key Yuki, a notável comandante da Arcádia (e quase a única mulher a bordo; as outras são Miime e a cozinheira), consegue discutir estratégia com Harlock e sua eficiência é indiscutível.

Key inclusive informa a Daiba que ele perdeu o duelo de pequenas naves de combate com uma das mazones por ter disparado depois dela: uma hesitação visivelmente causada pela visão de uma bela mulher – ou o que parecia. Daiba tem uma reação infantil de raiva ao ser confrontado com a sua própria fraqueza.

 

Harlock com Daiba Tadashi: o jovem estouvado, obsecado em matar mazones para vingar a morte de seu pai, atrapalha mais do que ajuda.

 

 

Resenha do episódio 9 – Aproximando-se do planeta misterioso – da primeira temporada do seriado de animação “Capitão Harlock” (Uchu Kaizoku), Japão, 1978. Direção geral de Rintaru. Consta a direção de Katsumi Minoguchi em um episódio.

Elenco de dublagem:

Capitão Harlock...............................Makio Inove

Tadashi Daiba..................................Akira Kamiya

Miime...............................................Noriko Ohara

Comandante Key Yuki......................Chiyoko Kawashima

Mayu Oyama....................................Chiyoko Kawashima

Raflesia.............................................Haruko Kitahama

Primeiro Ministro.............................Joji Yanami

Professor Cuzco................................Hiroshi Ohtike

Narrador...........................................Hidekatsu Shibata

Professor Daiba................................Yonehiko Kitagawa

Android.............................................Kenichi Ogata

Comandante Mitsuru Kiruta.............Jidekatsu Shibata

 

 

Key Yuki procura mostra a Daiba Tadashi o erro que ele cometeu.

 

Você só pensa em vingar seu pai. Claro, está certo. Mas você não pode derrotar as mazones se não enxergar a situação como um todo.”

(Capitão Harlock para Daiba Tadashi)

“Parece que esse fora-da-lei não é um homem qualquer.”

(Rainha Rafflesia)

“As Mazones que a Arcádia atacou na América do Sul eram do meu clã. Quero eu mesma vingar-me daquele homem chamado Capitão Harlock.”

(Arelleias)

“As Mazones são bonitas, mas não são mulheres. Não esqueça disso.”

(Capitão Harlock para Daiba Tadashi)

“Mas até mesmo as flores mais bonitas podem ter espinhos.”

(Comandante Key Yuki)

 

Arelleias se oferece para combater Harlock, mas sofrerá uma grande derrota no combate espacial.

 

 

A Rainha das Mazones, Rafflesia, reconhece que está diante de um adversário especial: o Capitão Harlock. As mazones já se encontram espalhadas pela Terra, infiltradas na sociedade humana. Elas sabem que o governo terrestre é desprezível e ineficiente. Parece incrível mas só o Capitão Harlock, com sua equipe, é adversário para elas. Harlock, um fora-da-lei condenado à morte na Terra e, não podendo voltar, condenado a vagar no espaço a bordo da Arcádia.

E Harlock está disposto a ir às últimas consequências na defesa da humanidade. Na batalha espacial, quando as micro-naves de combate da Arcádia são derrotadas pelas mazones – e seus tripulantes, tendo se ejetado, são resgatados – Harlock manda utilizar o aríete – que aflora na proa – e colide com a nave-mãe das mazones, destroçando-a completamente.

Entretanto uma micro-nave de combate, pilotada pela mazone Lola, escapa. E Harlock, mostrando sua generosidade, ordena: “Se ela está fugindo, deixem-na ir.”

Harlock é um herói ético, que não gosta de matar.

 

 

No calor do combate, Key Yuki demonstra muito sangue frio e Harlock confia inteiramente nela.

 

Rio de Janeiro, 18 e 22 de março de 2025.