A guerra entre Jenny e Blair. Jenny esqueceu que era muito inexperiente para querer suplantar uma cobra criada como Blair no mundo frívolo das riquinhas de Upper East Side.

 

A GAROTA FOFOQUEIRA episódio 16: Georgina chantageia Serena

 

A GAROTA FOFOQUEIRA episódio 16: Georgina chantageia Serena

Miguel Carqueija

 

Com tramas paralelas porém, como de hábito, focando mais em Serena, este ato da série “Gossip Girl” aprofunda mais o drama da “menina má” que um dia saiu de Manhattan e quando voltou era outra pessoa.

Todavia o passado ainda a persegue e perturba o seu namoro com Dan Humphrey. Este é um bom rapaz, mas que procura estabelecer ao seu redor um mundo certinho. Errado não está, mas pode ser levado a conclusões apressadas. No momento ele está desconfiado de Serena por conta de coisas que ela esconde dele. E até suspeita de alguma coisa entre ela e Chuck Bass. Isso porque Chuck se tornou uma espécie de “irmão” de Serena por conta do noivado de Bart Bass com Lily van der Woodsen – isto é, o pai de Chuck e a mãe de Serena.

Mas é que uma serpente que havia ficado no passado reapareceu: Georgina Sparks, uma amiga – ou cúmplice – de Serena no passado, e que se encontrava ausente na Europa. Alguma coisa muito séria aconteceu no passado envolvendo as duas, e Georgina está usando isso para chantagear Serena. Ela inclusive dispõe de uma filmagem pornô de Serena.

A chantagem não é de dinheiro, mas de manipulação sádica. Georgina assim penetra na residência de Serena, onde é conhecida pelo irmão desta, Eric, e pela mãe Lily. E fingindo inocência revela que Eric (que talvez tenha uns 15 anos) é “gay” e namora Asher, o jovem grã-fino que aparentemente está namorando Jenny, a irmã caçula de Dan.

Felizmente, Eric é tratado com afeto por Lily e Serena, embora Georgina tenha agido por pura maldade ao revelar o que o próprio rapaz deveria fazer.

 

Dan quer afastar Asher (um homossexual enrustido, que finge ser heterossexual) de sua irmã Jenny. Ele avistou Asher beijando Eric. Dan sabe que Asher está apenas se aproveitando de Jenny. Blair, interessada em se meter na história para derrubar Jenny, manipula Dan: já que Jenny não acredita nele, provavelmente acreditará na invisível Gossip Girl. Visando preservar Jenny, Dan acaba fazendo o jogo de Blair e manda a informação para Gossip Girl.

 

Resenha do episódio 16 (Al about my brother/Tudo sobre meu irmão) da primeira temporada da série de tv “Gossip Girl”, baseada nos romances de Cecily von Ziegesar. Produção: Joe Lazarov, Jessica Queller e Amy Kaufman. Produção executiva: Bob Levy, Leslie Morgenstein, Stephanie Savage e Josh Schwartz. Roteiro: K.J. Steinberg. Desenvolvimento: Josh Schwartz e Stephanie Savage. Direção: Janice Cooke. Fotografia: Ron Fortunato. Música: Transcenders.

Elenco:

Serena von der Woodsen.........................Blake Lively

Blair Waldorfe.......................................... Leighton Meester

Dan Humphrey.......................................... Penn Badgley

Nate Archibald........................................... Chace Crawford

Jenny Humphrey........................................ Taylor Momsey

Chuck Bass.................................................. Ed Westwick

Lily von der Woodsen..................................Kelly Rutherford

Rufus Humphrey..........................................Matthew Settle

Isabel Coates................................................Nicole Fiscella

Gossip Girl ou Garota Fofoqueira (voz)...........................................Kristen Bell

Vanessa Abrams...........................................Jessica Szohr

Georgina Sparks...........................................Michelle Trachtenberg

Asher Homsby..............................................Jesse Swenson

 

Blair é fria e calculista e dificilmente perde a linha, mesmo em suas maldades. Aqui, tripudiando sobre Jenny após a humilhação pública da garota.

 

Mesmo não sendo de fato amiga de Dan, a quem ela desdenha por sua pobreza e só tem uma pequena consideração por ser o namorado de Serena, Blair consegue extrair do rapaz a sua preocupação com a irmã namorando quem a engana.

 

“Parece que a guerra entre a Rainha B e a Pequena J saiu das ruas e foi para os blogs.”

(Gossip Girl)

 

“Eu penei dois anos obcecado por ela.”

(Daniel (Dan) Humphrey referindo-se a Serena)

 

“Às vezes, no afã de se espalhar os boatos mais sinistros... a gente não percebe a coisa mais chocante de todas... a verdade. E mais chocante que a verdade são as mentiras que se conta para encobri-la.”

(Gossip Girl)

 

“Você já perdeu minha confiança. Você quer perder meu respeito também?”

(Rufus Humphrey para Jenny Humphrey)

 

“Eu vim dizer pessoalmente. Você venceu.”

(Jenny Humphrey para Blair Waldorf)

 

“Eu menti, eu roubei, e eu perdi o respeito da minha família. Para que? Para ser como você?”

(Jenny Humphrey para Blair Waldorf)

 

Serena chega em prantos diante de Blair, não sabendo o que fazer diante da chantagem de Georgina.

 

No começo do episódio: tramas paralelas separam um pouco as duas amigas.

 

A coisa toda é um angu de caroço, pois sob nome falso Georgina se introduziu na casa de Dan, fez amizade até com a Vanessa, e Serena, ao ser “apresentada” a ela, tem que fingir que não a conhecia.

O que quer que aconteceu anteriormente é tão grave que Serena não quer que Dan saiba.

Em desespero de causa Serena procura Blair e, chorando, finalmente se dispõe a contar a alguém. Afinal, Blair é a sua amiga de infância.

Existe a trama paralela do namoro entre Jenny, 15 anos, e Asher. Procurando rivalizar com Blair, a “Rainha B” da escola conforme a Gossip Girl, Jenny tem o desplante de organizar uma festa bancada por Asher e espalhar que havia feito amor com ele. Além de ser um triste troféu (e que aquela garotada frívola via com euforia), o fato é que Asher não tinha interesse em mulher. Blair, disposta a dar uma lição a Jenny, convence Dan a divulgar para a Gossip Girl a real opção sexual de Asher. Numa cena marcante Blair, com o celular que, de algum modo, suas bajuladoras haviam furtado de Asher, remete todas as mensagens de zap do farsante para a Gossip Girl; inesperadamente Eric também aparece e confirma que Asher é “gay”. Como Asher ainda nega – e ainda, dando uma de machão, chama Eric de “bicha” – Eric se mantém firme, declarando que ambos são – e vai embora.

Blair destruiu Jenny socialmente. Uma das garotas diz a Jenny que é imperdoável mentir sobre sexo.

Jenny portanto permanece virgem e deveria valorizar isso. Afinal ela volta para casa, arrasada, depois de dizer a Blair: “Você venceu”. E pede perdão ao pai.

Para Jenny, pelo menos, é fácil mudar de vida. Para Serena, apesar do seu bom caráter, não será fácil se livrar de Georgina.

E pela primeira vez na série, Serena fala contra a Gossip Girl, que ninguém sabe quem é.

Quem será a misteriosa blogueira que corrompe a juventude do Upper East Side, com o culto da fofoca?

Eu tenho uma ideia a respeito mas não vou antecipar.

 

Talvez a melhor parte do caráter de Blair seja ela ser amiga de Serena.

E talvez, para enfrentar uma pessoa venenosa como Georgina, seja necessária outra venenosa como Blair.

 

 

Rio de Janeiro, 10 e 11 de março de 2025.