O Chefe entrega o paletó rasgado para que Max finja decadência moral (jogo, bebida) e diz que o alfaiate cobrou uma fortuna para rasgar. Resposta de Maxwell Smart: "A minha alfaiataria faz isso de graça."

 

O AGENTE 86 episódio 16: o “desvio” de Maxwell Smart

 

O AGENTE 86 episódio 16: o “desvio” de Maxwell Smart

Miguel Carqueija

 

Em mais um episódio hilariante, Maxwell Smart é instruído pelo Chefe a fingir que está se afastando do Controle e se tornando jogador e bêbado. Isso, para enganar os agentes de uma célula da Kaos. O pior é que tudo isso é feito sem a 99 saber, embora aparentemente ela e 86 já estejam namorando. Mas o Chefe proibiu o 86 de divulgar, para que os próprios membros do Controle não soubessem e acreditassem no desvio de conduta, o que facilitaria enganar a Kaos.

Uma já rara aparição de Fang, o agente cachorro, ocorre no bar (frequentado por membros da Kaos) onde Smart vai; 99 usara o cão para localizar o Agente 86. E ele repele a 99, dizendo não gostar dela por ser muito... alta. Ele custou a encontrar algo para dizer contra ela.

Depois ocorre uma desastrada briga com o Chefe – simulada, mas desastrosa para o infeliz Chefe Thaddeo.

Smart leva uma pílula que não deve engolir, pois ela serve para absorver o álcool das bebidas. E se ele engolir, o álcool passará para o organismo. Ora, é totalmente previsível que ele vai engolir.

 

O cachorro agente Fang foi pouco aproveitado na série, mas era muito fofo.

 

Resenha do episódio 16 (“Double agent”/Agente duplo) da primeira temporada da série norte-americana “Get smart” (Fique esperto; Universal, 1965), ou “Agente 86” no Brasil. Criação: Mel Brooks e Buck Henry. Produção executiva: Leonard Stern. Produção: Jay Sandrich. Direção: Frank Mc Donald. Roteiro: Joseph C. Cavella e Carol Cavella. Edição: Buck Henry. Música: Irving Szathmary. Fotografia: Robert H. Wyckoff.

Elenco:

Don Adams...................................Maxwell Smart (Agente 86)

Barbara Feldon.............................Agente 99

Edward Platt...................................”Chefe”

Milton Selzer...................................Parker

Robert Ellenstein.............................Alex

Arthur Batanides.............................Kaos Agent 1

Gregg Palmer...................................Texano

Dave Barry.......................................Kaos Agent 2

Clay Tanner......................................Kaos Agent 3

Fabian Dean.....................................Bartender

Jack Orrison.....................................The drunk

 

Parker e o Chefe parecem mais estar brincando de espionagem.

 

“Não estou convencida de que você seja o que está fingindo ser.”

(Agente 99)

 

99 vai atrás de 86 para descobrir o que há por trás de seu estranho comportamento.

 

Destaque para o Dr. Parker, que consegue ser outro aloprado. Ele está sempre inventando geringonças para o 86 utilizar nas missões – só que comete o erro de desafiar Smart para localizar o aparelho sobre a mesa. Smart pega uma revista, e não é ela. Aí ele tasca a revista numa mosca – e a mosca era o aparelho, cujo desenvolvimento custara 400.000 dólares ao Controle. A 99 até se oferece a Max para ajudar a pagar, só que, pelo seu cálculo, levaria 900 anos.

Uma boa parte da graça do Agente 86 é ser previsível: a gente já ri por antecipação.

 

Cena previsível: o ingênuo Dr. Parker comete o erro de mostrar outro novo dispositivo de espionagem, que também será destruído acidentalmente pelo Agente 86.

 

Rio de Janeiro, 5 de março de 2025.