Makoto, a Sailor Júpiter, revela ser algo conplexada: "Sou muito grande, pareço um homem." Cena rápida que justifica seu interesse em se tornar mais elegante. 

 

SAILOR MOON SUPER episódio 7: Júpiter é atacada

 

SAILOR MOON SUPER episódio 7: Júpiter é atacada

Miguel Carqueija

 

Neste ato 7 da terceira parte do seriado o Professor Tomoe não aparece, somente Kaolinite, a vilã flutuante, e mais uma vez muita coisa acontece ao ar livre sem que outras pessoas surjam; somente as pessoas envolvidas.

Desta vez a pessoa “de coração puro” visada pelo mal – que busca descobrir os três talismãs em que se transformariam três dos cristais etéreos – é a Makoto Kino, a Sailor Júpiter, que no Brasil, no seriado dos anos 90, recebeu o absurdo nome de Lita (deve ser o mesmo da versão norte-americana). Urano e Netuno estão envolvidas de novo. E fica mais evidente a frieza com que elas agem, partindo do princípio de que “os fins justificam os meios”.

A questão é a seguinte: uma pessoa de coração puro (em linguagem teológica diríamos: em estado de graça) possui no peito um cristal etéreo, uma estrelinha; se esse objeto místico lhe for retirado, ela morre em pouco tempo.

A turma maligna dessa história busca esses cristais porque três deles seriam os três talismãs que, reunidos, materializariam o Graal, o Cálice Sagrado das lendas arturianas, cuja posse representa um grande poder.

A expressão “taça lunar”, usada na dublagem brasileira, não tem o mínimo cabimento.

Porém Urano e Netuno, que não pertencem à equipe de Sailor Moon, querem evitar que o Mal se aposse do Santo Graal, mas não se importam, em tese, que pessoas inocentes morram, desde que consigam reproduzir o Cálice para entregá-lo a uma pessoa esperada, o “Messias do Bem”. Sailor Moon e sua equipe ainda não sabem disso.

Sailor Moon, porém, não concordará que pessoas inocentes morram.

 

O ataque de água de Sailor Mercúrio.

 

Resenha do episódio 96 (7 da terceira temporada), “O coração frio de Urano: Makoto em apuros” (no Brasil puseram “O inimigo de Lita”), do seriado japonês de animação “Bishojo senshi Sailor Moon” (A linda guerreira Sailor Moon), Toei Animação, 1992-1997. Criação: Naoko Takeushi. Direção: Junichi Sato e Kunihiko Ikuhara. Argumento: Naoko Takeushi. Produção: Iriya Azuma e Kenji Õta. Roteiro: Yõji Enokido. Música: Takanori Arisawa.

Elenco de dublagem:

Sailor Moon (Usagi Tsukino)....................Kotono Misuishi

Sailor Marte (Rei Hino)............................Michie Tomizawa

Sailor Mercúrio (Ami Mizuno)..................Aya Hisakawa

Sailor Júpiter (Makoto Kino).....................Emi Shonihara

Sailor Vênus (Minako Aino)......................Rika Fukami

Mamoru Chiba (Tuxedo Mask).................Torú Furuya

Chibiusa....................................................Kae Araki

Artemis...................................................... Yasuhiro Takato

Michiru Kaio (Sailor Netuno).................... Misako Katsuki

Haruka Tenou (Sailor Urano)...................... Megumi Ogata

Setsuna Meio (Sailor Plutão).................... Chiyoko Kawashima

Haruka oferece uma carona a Makoto. Por puro fingimento, pois Makoto já havia sido atacada por uma das "yumas" de Tomoe, repelida pelas outras "sailors". Haruka e Michiru sabiam que Makoto seria atacada de novo e queriam conferir o seu cristal do coração. Quando o ataque acontece o cristal é tirado do peito de Makoto e ela desfalece, mas Urano e Netuno o tomam da "yuma", constatam que não é o talismã e o jogam para Sailor Moon, que o recoloca em Makoto. Sailor Moon elimina a "yuma" (espécie de demônio) com o poder de seu cetro lunar, mas as intenções de Urano e Netuno continuam misteriosas.

 

“A única qualidade que eu tenho é saber cozinhar muito bem, por isso eu me esforço quando cozinho.”

(Makoto Kino para Usagi Tsukino)

 

“Não importa que tenhamos de sacrificar a vida dos donos?”

(Michiru Kaio, referindo-se aos cristais etéreos dos corações puros, para Haruka Tenou)

 

“A Haruka é uma mulher, não importa o quão seja bonita.”

(Usagi Tsukino para Makoto Kino)

 

“O Silêncio está se aproximando. Temos de detê-lo, não importa quantas vidas tenhamos de sacrificar.”

(Haruka Tenou para Michiru Kaio)

 

Makoto ficou toda encabulada quando Usagi sugeriu que ela se apaixonara por Haruka. 

 

O detalhe bizarro no episódio é a maneira instantânea com que Makoto se fascina por Haruka, que tem o costume de vestir roupas masculinas como fazia no século 19 a romancista francesa Amandine Aurore Dupin, mais conhecida como George Sand.

Isso leva Usagi a lembrar Makoto que Haruka é uma mulher. Makoto fica toda embaraçada, enrubesce e diz a Usagi que “não teria coragem”, isto é, de paquerar uma mulher.

Aliás o relacionamento de Haruka e Michiru (as “sailors” Urano e Netuno), que moram juntas e estão sempre juntas, gerou muitos comentários e especulações, mas o fato é que não são mostradas cenas de sexo e de um modo geral a saga de Sailor Moon exalta o amor hétero (Sailor Moon e Tuxedo Mask). Indagada numa entrevista sobre a natureza da relação Haruka-Michiru, Naoko Takeushi declarou que entre mulheres existem amizades tão profundas que chegam a ser amor. Essas palavras da criadora parecem dar a entender que se trata de amor platônico.

Quanto a Makoto, o final esclarece que ela queria apenas imitar um pouco a elegância de maneiras de Haruka, que realmente nesse ponto ela e Michiru (a violinista) são exemplares.

Curiosamente, embora se dêem bem como Makoto e Haruka, como Sailor Júpiter e Sailor Urano elas brigam – já que não conhecem as suas identidades alternativas.

 

Rio de Janeiro, 3 a 5 de janeiro de 2025.