Daiba Tadashi não contém sua impaciência diante da fleuma de Harlock, que não quer precipitações na guerra contra as Mazones.

 

CAPITÃO HARLOCK episódio 7: o descontrole de Daiba

 

O personagem Daiba Tadashi continua causando problemas ao Capitão Harlock, com seu ódio desmedido contra as Mazones, as misteriosas inimigas vegetais vindas de um longínquo sistema estelar e que no passado remoto já estiveram na Terra.

Quando uma diplomata (sic) das mazones, na verdade uma mensageira, procura Harlock para lhe dar um ultimato, Daiba se revolta porque o Capitão deixou-a ir embora. Harlock apenas seguiu um conceito universal, mensageiros trazem mensagens e devem ser respeitados. Mas Daiba, depois de exclamar "Eu odeio as mazones!" porque mataram o seu pai (e ele já repetiu isso outras vezes) pega uma das naves auxiliares, de combate (naves individuais) e sai à caça da alienígena, mas se dá mal, seu veículo é danificado, falta até o oxigênio.

Daiba se desespera e grita por socorro. Afinal porém é resgatado e, após uma grande batalha espacial contra as mazones, ele começa a aceitar a postura de Harlock, que não busca vingança e sim justiça.

A propósito, a esquadra mazone é facilmente derrotada pela Arcádia e suas naves auxiliares, que saem de dentro dela. A majestosa e imensa Arcádia parece praticamente invencível, mesmo que as mazones arrogantemente se declarem "onipotentes".

 

Arriscando-se, o Capitão Harlock desce na Terra para rever a pequena Mayu e ouvi-la tocar a ocarina. A menina sempre toca uma melodia muito triste.

 

Resenha do episódio 7 – A frota espacial da Rainha! – da primeira temporada do seriado de animação “Capitão Harlock” (Uchu Kaizoku), Japão, 1978. Direção geral de Rintaru. Consta a direção de Katsumi Minoguchi em um episódio.

 

Elenco de dublagem:

 

Capitão Harlock...............................Makio Inove

Tadashi Daiba..................................Akira Kamiya

Mime...............................................Noriko Ohara

Comandante Key Yuki......................Chiyoko Kawashima

Mayu Oyama....................................Chiyoko Kawashima

Raflesia.............................................Haruko Kitahama

Primeiro Ministro.............................Joji Yanami

Professor Cuzco................................Hiroshi Ohtike

Narrador...........................................Hidekatsu Shibata

Professor Daiba................................Yonehiko Kitagawa

 

Miime, a alienígena salva por Harlock e que agora faz parte da tripulação da Arcádia, tenta convencer a mensageira das Mazones da inutilidade da guerra.

 

 "Aparentemente as Mazones chegaram à Terra há muito, muito tempo atrás."

(Narrador)

"Eu vivo para proteger Mayu."

(Capitão Harlock)

"Daiba está se transformando em um monstro vingativo."

(Yattaran)

"Aquele fora-da-lei! Aquele terráqueo não é um homem de fugir. Ele deve ter percebido a minha estratégia."

(Rainha Raflesia)

 

O Capitão Harlock é um personagem muito sofrido, que teve de fugir da Terra para não morrer. Em seu rosto melancólico, a marca indelével de passadas batalhas: uma grande cicatriz e um olho cego, coberto por tapa-olho e escondido pelo penteado.

 

Antes, Harlock esteve na Terra para visitar Mayu, a pequena filha de seu falecido amigo, construtor da Arcádia. É sempre um risco para Harlock visitar a órfã, porque as forças de segurança da Terra aguardam uma oportunidade para matá-lo.

Quanto à postura raivosa de Daiba - que tem incomodado inclusive a Comandante Key e o Imediato Yattaran - é preciso lembrar que o Professor Daiba, o sábio pai de Daiba Tadashi, foi morto por uma única mazone, que logo em seguida foi eliminada por Harlock. Daiba, porém, está obcecado em eliminar as mazones como um todo.

A situação é extremamente difícil, pois o governo mundial da Terra não reconhece a ameaça e nada faz pela defesa do planeta. Já Harlock mantém sua astronave pirata nas proximidades da Terra para barrar a invasão. Quando a esquadra principal da Rainha Rafflesia é avistada a longa distância, Harlock recusa a sugestão de Yattaran de sair à sua caça. Ele entendeu que isso é o que Rafflesia queria: que ele desguarnecesse a Terra.

O duelo entre Harlock e Rafflesia vai continuar. Porém Miime, a grande amiga de Harlock, sobrevivente de uma raça extinta, aconselhou a mensageira Histerias a abandonar aquela via de guerra. No fundo Harlock é um homem de paz, que prefere não ter que combater nem o governo da Terra, nem as Mazones: ele é um herói ético, que luta por dever.

Key Yuki com o robô da Arcádia. A Comandante Key está sempre do lado de Harlock.

 

Rio de Janeiro, 22 de dezembro de/2024.

​​​​​