E A NOTICIA FALSA DA GLOBO??? E O MINISTRO DA MINAS E ENERGIA CONTINUA CALADO???

" A CHINA COM A SUA EMPRESA ESTATAL COMPROU A MIN

A DE TABOCA QUE PERTENCE AO PERU E QUE DESENVOLVE UMA MINA DE ESTANHO MAS QUE A TAL AREIA TEM APENAS UM PERCENTUAL DE URÂNIO E PAGOU PELA MINA 320 MILHÕES DE DÓLARES OU 2 BILHÕES DE REAIS PELA TABOCA!!! SEGUNDO O CONSELHO DE ENERGIA NUCLEAR TAL AREIA NÃO TEM 8% DE MINÉRIO DE URÂNIO!!! "

DESMENTIDO DA GLOBO... PELO G1

A Mineração Taboca S.A., que opera em uma área com resíduo de urânio e produz estanho na Mina de Pitinga, interior do Amazonas, foi vendida para a empresa estatal China Nonferrous Trade Co. Ltd. por US$ 340 milhões - o equivalente a cerca de R$ 2 bilhões.

A transação, intermediada pelo grupo minerador peruano Misur, que detém o controle acionário da empresa brasileira, ocorreu na terça-feira (26).

A Mineração Taboca é conhecida pela descoberta da mina em 1979, situada na Vila Balbina, a 300 km de Manaus. A empresa explora cassiterita, nióbio e tântalo e produz estanho refinado do Brasil.

(CORREÇÃO: o G1 errou ao publicar, no título desta reportagem, que a China havia comprado uma reserva rica de urânio no interior do Amazonas. O que foi vendido aos chineses foi a empresa Mineração Taboca, que produz estanho na Mina de Pitinga.

A área em que a empresa atua também contém resíduos de urânio, mas o urânio que existe nessa jazida vai para o rejeito, segundo a Indústrias Nucleares do Brasil (INB), empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia responsável pela exploração de minas de urânio no Brasil.

*A informação foi corrigida às 20h35 desta quinta-feira (28). GLOBO G 1

Na região, há registro de resíduo rico em urânio, associado a outros minerais. No entanto, de acordo com a Indústrias Nucleares do Brasil (INB), empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia responsável pela exploração de minas de urânio no Brasil, o urânio que existe nessa jazida vai para o rejeito, que é monitorando pela CNEN.

Além disso, qualquer urânio encontrado no país é monopólio da INB - tanto a produção e comercialização de materiais nucleares. Ainda segundo a INB, o urânio da jazida em questão é um subproduto sem tecnologia viável para separação.

Em comunicado, a Mineração Taboca anunciou a transferência de 100% das ações para a empresa estatal chinesa.

Nota do divulgador:- Mas quem garante que realmente avaliaram muito bem tal qualidade da areia com Urânio, pois os chineses não seriam tão idiotas de pagar 2 bilhões por uma região de minério sem valor algum!!!

SAMURAI AVENTUREIRO
Enviado por SAMURAI AVENTUREIRO em 29/11/2024
Reeditado em 29/11/2024
Código do texto: T8207985
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.