Parte Final - Quem mexeu no meu queijo? Conclusão.
Conclusão
A obra possui aspectos da jornada do herói, na qual, a cada obstáculo enfrentado e vencido, o protagonista, vulgo herói, aumenta suas habilidades de luta e sobrevivência. Deste modo, em vários momentos apontados nesta pesquisa é perceptível a relação da virtude coragem na perspectiva de Aristóteles, seja a presença da virtude em Haw ou a falta da virtude em Hem.
Numa breve análise da procrastinação no conto, é possível perceber que o comportamento procrastinador de Hem causou-lhe angústia. O medo da mudança, a não aceitação da realidade e a falta de motivação para lidar com as adversidades foram cruciais para que o duende não enfrentasse a jornada necessária para sua sobrevivência.
Em suma, a presente pesquisa mostrou de que forma a presença e a falta da virtude da coragem, na perspectiva aristotélica, pode ser interpretada em personagens na obra Quem mexeu no meu queijo?. Assim como descreveu aspectos do comportamento procrastinador no duende Hem, relacionando aspectos da literatura ficcional com teorias que podem servir de contribuição ao leitor como instrumento de auto-reflexão e mudanças de hábitos prejudiciais às suas tomadas de decisões e/ou realização de tarefas.
Referências:
Aristóteles. Ética a Nicômaco ; Poética /Aristóteles ; seleção de textos de José Américo Motta Pessanha. — 4. ed. — São Paulo : Nova Cultural, 1991. — (Os pensadores ; v. 2).
Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/spencer-johnson-autor-de-quem-mexeu-no-meu-queijo-morre-aos-78anos.ghtml&ved=2ahUKEwiGurOtz7CGAxX7BrkGHeHqDpAQxfQBKABBAgKEAE&usg=AOvVaw3cwjg7dvp8lmDrZ0V-1PE2.
BRITO, Fernanda de Souza; BAKOS, Daniela Di Giorgio Schneider. Procrastinação e terapia cognitivo-comportamental: uma revisão integrativa. Revista brasileira de terapias cognitivas, v. 9, n. 1, p. 34-41, 2013.
STEEL, P. (2007). The nature of procrastination: A meta-analytic and theoretical review of quintessential self-regulatory failure. Psychological Bulletin, 133, 65–94. DOI: http://dx.doi. org/10.1037/0033-2909.133.1.65.
SPADA, M. M., Hiou, K., & Nikcevic, A. V. (2006). Metacognitions, emotions, and procrastination. Journal of Cognitive Psychotherapy, 20(3), 319- 326. DOI: http://dx.doi.org/10.1891/jcop.20.3.319