Parte I - Quem mexeu no meu queijo? Procrastinação, coragem e estoicismo.
Parte I - INTRODUÇÃO
Escrito pelo autor estadunidense Spencer Johnson, “Quem mexeu no meu queijo?” é um livro best-seller que, metaforicamente, narra a trajetória dos protagonistas Hem e Haw pelo queijo no labirinto. Johnson, que era formado em psicologia, nasceu em 24 de novembro de 1938, em Dacota do Sul, e faleceu em 3 de julho de 2017, aos 78 anos, em San Diego, Califórnia. Entre suas demais obras destacam-se os livros “picos e vales”, “como sair do labirinto”, “de onde vêm as boas ideias” e “o presente precioso”.
Na sua obra “Quem mexeu no meu queijo?”, o autor narra a vida de quatro personagens: os ratos Sniff e Scurry e os duendes Hem e Haw, que diariamente dirigiam-se ao labirinto perto de suas casas para alimentar-se do queijo que lá estava. Johnson explica que o queijo é uma metáfora para o anseio das pessoas, seja financeiro, de relacionamento, espiritual ou de qualquer outro nicho.
O livro revela claramente o que esperar do seu conteúdo desde o início, contudo o desenrolar do enredo também traz suas revelações, assim como será apresentado no decorrer deste trabalho, ao passo que ensina lições valiosas disfarçadas em forma de uma simples narrativa. “Esta é uma história de mudança que ocorre em um Labirinto em que quatro personagens engraçados procuram pelo “Queijo”” (Spencer Johnson, M. D., 1998, p. 9). A narrativa demonstra aspectos da “jornada do herói”, uma vez que apesar das características desafiadoras, Johnson deixa claro que os segredos descobertos no percurso contribuem para uma vida melhor. Enquanto os duendes ficaram indecisos sobre o que fazer a respeito da situação narrada, os ratos vasculharam o labirinto instintivamente em busca de uma nova fonte de queijo.
A pesquisa possui como objetivo geral: identificar aspectos do comportamento procrastinador na obra “Quem mexeu no meu queijo?”. Para atingir o objetivo geral, foi preciso os seguintes objetivos específicos: Discorrer sobre o início da jornada, a fim de elucidar aspectos da narrativa a ser apresentada. Relacionar a jornada de Haw no labirinto à obra do filósofo Aristóteles “Ética a Nicômaco” para apontar aspectos da virtude coragem presentes na obra. Por fim, o terceiro objetivo específico foi: apresentar o conceito de procrastinação, a partir do artigo Procrastinação e Terapia Cognitivo-comportamental, publicado na revista brasileira de terapias cognitivas, pelas autoras Fernanda de Souza Brito e Daniela Di Giorgio Schneider Bakos, ao passo que os conceitos são relacionados ao personagem Hem.