Tese de Von Däniken: Extraterrestres no passado ou pseudociência?

"Eram os Deuses Astronautas?", de Erich Von Däniken, é uma obra que explora a teoria dos antigos astronautas, sugerindo que civilizações avançadas extraterrestres visitaram a Terra em tempos antigos e influenciaram o desenvolvimento da humanidade. O livro argumenta que muitos dos avanços tecnológicos, culturais e arquitetônicos das civilizações antigas, como os egípcios, os maias e os sumérios, não poderiam ter sido alcançados sem a ajuda de seres de outros planetas.

# Principais Temas e Argumentos

1. Influência Extraterrestre: Däniken propõe que diversos artefatos arqueológicos, mitos e monumentos antigos são evidências de visitas de seres extraterrestres. Ele sugere que essas civilizações possuíam conhecimento que não poderia ter sido adquirido sem intervenção externa, como no caso de Stonehenge, as Pirâmides de Quéops e as linhas de Nazca.

2. Tecnologia Antiga e Avanços Impossíveis: O autor questiona como povos antigos teriam construído estruturas monumentais e feito cálculos astronômicos precisos sem tecnologia moderna. Ele argumenta que esses feitos seriam impossíveis de realizar com o conhecimento disponível na época, insinuando que esses povos receberam ajuda tecnológica de visitantes de outros mundos.

3. Interpretações Alternativas de Textos Sagrados: Däniken analisa diversos textos religiosos e mitológicos, como a Bíblia e outros registros antigos, sugerindo que as descrições de deuses e criaturas celestiais são, na verdade, referências a astronautas e tecnologias avançadas.

4. Hipótese dos Mapas Antigos: Um exemplo que ele usa são os mapas de Piri Reis, que, segundo ele, mostram detalhes da costa da Antártica como se fossem vistas aéreas, antes mesmo da região estar coberta de gelo, algo que ele considera impossível sem o uso de tecnologia avançada.

# Estilo e Abordagem

A obra de Däniken é escrita em um estilo especulativo e provocativo, destinada a desafiar as explicações convencionais da história e arqueologia. Ele não se propõe a provar suas teorias de maneira científica rigorosa, mas a levantar questões que, em sua opinião, a ciência ortodoxa não consegue responder satisfatoriamente. Seu objetivo é instigar a curiosidade e abrir um debate sobre a possibilidade de civilizações extraterrestres terem influenciado a história humana.

# Críticas à Obra

Muitos estudiosos e cientistas criticam as hipóteses de Däniken, considerando-as pseudocientíficas e especulativas. Eles argumentam que as evidências apresentadas são interpretadas de maneira tendenciosa e que as realizações das civilizações antigas podem ser explicadas por meio de métodos científicos e históricos, sem a necessidade de intervenção extraterrestre.

# Impacto e Relevância

Apesar das críticas, "Eram os Deuses Astronautas?" se tornou um best-seller e gerou um grande impacto cultural, inspirando discussões sobre vida extraterrestre e influenciando obras de ficção científica e teorias sobre visitas de alienígenas na antiguidade.

A obra permanece como um ponto de referência popular para aqueles que exploram a ideia de que a humanidade pode não estar sozinha no universo e que nosso passado pode estar mais conectado ao cosmos do que se pensava inicialmente.