CRÔNICAS - O CONSERTO DE SEU CARRO POR UM MECÂNICO AUTOMOBILISTA...?!
CRÔNICAS – UM ATENDIMENTO DO MECÂNICO AUTOMOBILISTA...
Há trinta anos que levo o meu carro ao mesmo mecânico para os consertos que eu mesmo não possa fazer, que necessite de ferramentas especiais ou demais itens a serem feitos em usinagem onde o trabalho requer desmontagem das peças principalmente as internas do motor e dai necessita de mais serviços especializados, mas quanto a troca de óleo ou mesmo troca de velas e também a troca das pastilhas de disco do freio. Sempre eu mesmo os faço, pois são fáceis de fazer basta tem a peças para reposição e claro as ferramentas necessárias para desmontar e montar de novo...
Quando tinha os meus carros novos que tinha direito a revisão em garantia já fazia questão de levar na autorizada, mas depois de conhecer os mecânicos, muitas vezes apenas deixava o meu carro com o mecânico que ele levava a autorizada como se fosse dele...
Assim o carro voltava com tudo trocado e dava apenas uma gorjeta ao mecânico e descobri que alguém bem mais rico que deixava o carro e jamais quis saber quanto custou e que peça foi trocada, daí quem pagava pelas peças era esse cliente perdulário que jamais ligou de fazer a manutenção mesmo que cara numa autorizada...
Nunca mais confiei nas autorizadas e mesmo no mecânico quero ver as peças que foram trocadas e se realmente as trocaram do meu carro... pois também podem fazer o mesmo pois jamais reclamamos do serviço que foi feito...
Dai antes de mandar fazer tal serviço quero orçamento e caso tenha mais algum problema espero que ele me telefone e me mostre que peça desmontada vai ser trocada... mesmo que tenha que ir ao mecânico várias vezes prefiro saber o que está sendo trocado e eu vou pagar pelo serviço de mão de obra e pela peça nova...
Hoje pela manhã, levei para regular a marcha lenta e tivemos que troca a mangueira e assim melhorou tal marcha lenta do meu carro, mas ainda está num nível alto, e amanhã pela manhã com o motor frio vamos colocar no computador e ver o que está ocorrendo para estar em nível elevado a tal marcha lentar que no máximo seria de 800 a 1000 rpm... e está a 1800 giros/min.
Sempre estou atento ao barulho do motor, pois se tiver algum ruído estranho verifico de onde vem o ruído, pois assim posso evitar uma pane em viajem a distância e ter que rebocar o veículo com um guincho!!!
Todo e qualquer veículo antes de uma viagem longa é interessante fazer uma revisão dos pneus, principalmente se o estepe está em ordem, e demais itens estão adequados para a viagem calibragem dos pneus pela quantidade de peso... e também se a luz está de acordo com as leis, tais luzes de sinalização... se tiver que levar fusíveis para possível troca em viagem é sempre bom ter na própria caixa de fusíveis no espaço livre fusíveis de várias amperagens para possível troca pelo sobressalente que está ali mesmo na caixa... comparar se é da mesma capacidade e trocar!!!
Quanto a correias se tiver também é uma boa dica pois geralmente quebram em viagem e nem sempre conseguimos mecânicos em fim de semana...e se tiver as ferramentas e noção de como fazer sem necessidade de ajuda de um mecânico... boa sorte e boa viagem!!!
Nota do autor:- Como tenho formação como engenheiro mecânico automobilístico, tenho algumas facilidades e conhecimento técnico especifico e dai me facilita muito!!!