Curso de Apologética Cristã: a integridade dos Evangelhos

 

Com muita propriedade o Padre Devivier S.J. explica o que se deve entender como a integridade de uma obra literária: "O copista de um livro introduz nele defeitos". Antes da invenção da imprensa só se podia copiar os livros a mão, portanto "crescia também com a tiragem das cópias o número dos erros e variantes para cada obra ". Mas esse problema pode ser minimizado pelo cotejo dos manuscritos e elaboração das"edições críticas ".

O Cardeal Wiseman, citado por Devivier, observa que em inúmeras pesquisas pelo mundo, inclusive em Monte Atos, nunca se deacobriu "nem mesmo uma só versão, que tenha podido lançar a menor dúvida sobre algumas das passagens até agora comsideradas como certas e decisivas a favor de algum ponto da doutrina sagrada "

A argumentação de Devivier é sólida, abrangente e fundamentada; por ela se vê como não passa de fábula essa história de dizerem que os Evangelhos foram alterados ou manipulados.

 

Rio de Janeiro, 16 de setembro de 2024.

 

(O clássico "Curso de Apologética Cristã" de Devivier S.J. foi publicado no Brasil pelas Edições Melhoramentos, há mais de cem anos).