Gaza
Concisão não é castração.
Amo o Poetrix por ele ser um estilo de escrita único.
Alguns dizem que ele é parente do Hai-Cai, mas eu não acho que isso seja verdade.
O Poetrix foi criado por Goulart Gomes, que reuniu alguns poetas iniciantes e outros, nem tanto, para, juntos, lapidarem sua criação. Faço referência a isto por ser preciso dizer que houve muita evolução nesses seus 25 anos de existência. Muito se falou, muito se criou.
Vou fazer uma análise de um dos Poetrix que consta na Antologia Poetrix 9, página 197, de Ximo Dolz. Confesso que a escolha não foi aleatória, visto que foi um dos que mais me impactou. Algo estarrecedor e que me chamou a atenção, possivelmente o título.
Gaza
Rápida a morte
Leve o peso prematuro
Pariu o tanque
O título poderia ser "Faixa de Gaza", o que seria mais óbvio. O autor preferiu "Gaza", que é, sem dúvida, um título mais forte e usa uma das premissas do terceto: a concisão. Uma forma de comunicação objetiva, caracterizada por exprimir o maior número de ideias com o menor número de palavras, no caso, uma. Observe que o título indica o assunto e, ao mesmo tempo, individualiza a obra. O poema tem uma identidade e uma certidão de nascimento. Título relevante e oportuno.
Gosto da estética. Acredito que entra como um dado interessante e chamativo no contexto na obra.
A estética estuda o que é belo na natureza e também nas manifestações artísticas.
Este Poetrix tem uma harmonia interessante. São 12 letras no primeiro e no terceiro versos. O autor não estava procurando dois versos parelhos. Uma casualidade que chama a atenção. É algo que não é comum em Poetrix.
Todos os versos do poema estão entrelaçados, todos falam da mesma coisa: a morte. A dinâmica do poema nos permite mudar os versos de lugar. Exemplo: Pariu o tanque/Rápida a morte/Leve o peso prematuro. A posição dos versos não altera a essência do poema e nem o sentido do que se quer passar.
Este Poetrix é bom para se fazer Duplix.
No primeiro verso temos: "Rápida a morte". Um verso forte e impactante. É exatamente o que é uma guerra, onde as pessoas matam e morrem sem saber porquê ou como.
O segundo verso, com certeza, é o mais intenso: "Leve o peso prematuro". Aqui vejo um duplo sentido. 1º) Leve a criança que morreu prematura. 2º) Leve era o peso daquele que morreu prematuramente. O jogo de palavras (leve o peso) também é interessante.
O terceiro verso é: "Pariu o tanque". Aqui há, mais uma vez, dois sentidos 1º) O tanque saiu atirando para todos os lados. 2º) O tanque parecia ter parido porque muitos outros tanques apareceram.
Não tive a intenção de esgotar o assunto, mas essa é uma das leituras possíveis. Outras virão.
Me sinto orgulhoso e atrevido, ao fazer uma Crítica Literária de um Poetrix do Professor Joaquim Dolz!
Feliz por ele vestir a camisa do Poetrix.