O mulato

O livro ''O mulato", publicado em 1881, pelo romancista Aluízio de Azevedo, aborda temas muito comuns na época do período imperial, cujo tempo foi marcado pelo sistema escravo, que mantinha afrodescendentes brasileiros em situação de vulnerabilidade. A trama se passa no estado do Maranhão. O protagonista é o jovem Raimundo, filho bastardo de uma escrava negra e do fazendeiro José. Após a morte trágica do seu pai, ele é encaminhado desde criança para Portugal. Na nação lusitana, adquirir boa formação intelectual e educacional. Depois de mais de vinte anos no país, retornar ao Brasil, no estado de Maranhão. Sonha em construir uma nova vida, adquirindo ascensão social e financeira. Ele se apaixonar por sua prima, Ana Rosa, que retribui o sentimento. Contudo, o preconceito e racismo por Raimundo ser um individuo miscigenado , isto é o fruto de um relacionamento inter-racial, serve de barreira a união de ambos no amor. Também, Raimundo começar a perceber o desprezo dado pelos moradores da capital São Luis, devido a sua origem. Essa depreciação que é devido as questões relacionadas a falsa moral e ausência de empatia por parte dos maranhenses na cidade, provoca no(a) leitor(a) inquietude e reflexão de como o preconceito não é somente nocivo, mas serve de fachada para pessoas que se dizem defensores da moralidade, mas são essencialmente hipócritas. O autor Aluízio Azevedo escreveu o romance como criticar ao racismo estrutural na província maranhense. O livro exige paciência, devido ao vocabulário não somente peculiar no período escrito, tendo que quem puder ler, ter a disposição um ótimo dicionario durante a leitura. Também é de ressaltar, que durante a estória, há descrição das cenas, das características físicas e psicológicas dos personagens. Desejo quem quer ler este clássico, ótima leitura.

M N Salomão
Enviado por M N Salomão em 04/07/2024
Código do texto: T8099911
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.