Capítulos para a Historiografia de São Gonçalo - Memórias, Sentimentos e Legado de um Distrito Agrícola Federal

No coração do sertão paraibano, onde o sol é implacável e a terra, árida, abriga histórias seculares, "Capítulos para a Historiografia de São Gonçalo - Memórias, Sentimentos e Legado de um Distrito Agrícola Federal", do escritor Josemar Alves Soares, emerge como um compêndio meticuloso e poético, que narra a epopeia do distrito de São Gonçalo desde o século XVIII até os dias atuais.

Estruturada em capítulos temáticos, esta obra oferece um olhar abrangente e profundo sobre os múltiplos aspectos históricos, culturais, sociais e econômicos que moldaram a identidade do distrito. Com uma ênfase especial no século XX, a narrativa se desenrola através de pesquisas iconográficas e bibliográficas, entrevistas com os mais velhos e um acervo iconográfico restaurado com esmero, revelando um rico mosaico de memórias e tradições.

O livro também exalta a importância do papel feminino na formação cultural do interior nordestino, inspirado pela obra regionalista "A Barragem", de Ignez Mariz. Destaca as contribuições das professoras, rezadeiras, parteiras, enfermeiras, trabalhadoras rurais, merendeiras e lavadeiras, que, com suas mãos calejadas e corações generosos, sustentaram e perpetuaram a cultura local.

A construção do açude de São Gonçalo nas décadas de 1920 e 1930, que mitigou os terríveis efeitos das secas, e a fundação do primeiro instituto de pesquisas em climas semiáridos do mundo, inaugurado por Getúlio Vargas em 1940, são marcos históricos que ganham destaque nesta obra. Além disso, a instalação do Perímetro Irrigado nos anos 1970 e o subsequente apogeu da cultura do coco, transformando Sousa na 9ª maior produtora de coco do Brasil, são celebrados como capítulos de um desenvolvimento resiliente e inovador.

Cada página deste livro é uma janela aberta para o passado, convidando o leitor a descobrir histórias fascinantes sobre as principais ruas, sítios, núcleos habitacionais, ambientes sociais e personalidades marcantes do distrito. A narrativa percorre temas como a educação, cultura, saúde, economia, comércio, religião, futebol, tragédias, eventos notáveis, o cangaço, curiosidades, assombrações e visitas presidenciais, oferecendo um retrato vibrante e multifacetado da vida em São Gonçalo.

Destinado a resgatar e valorizar a história e a cultura do sertão paraibano, "Capítulos para a Historiografia de São Gonçalo" busca não apenas preservar o legado de uma comunidade, mas também fomentar o desejo pela leitura e pelo conhecimento entre crianças, adolescentes e jovens das escolas públicas de Sousa e região. Este trabalho historiográfico é uma homenagem ao passado e um farol para o futuro, revelando o potencial agrícola, turístico e econômico de São Gonçalo e contribuindo para a perpetuação da memória coletiva do sertão nordestino.

O autor dedicou a obra à sua querida mãe, Maria da Costa Soares (Nina), sua grande incentivadora, falecida no dia 27 de julho de 2023.

Josemar Alves
Enviado por Josemar Alves em 24/06/2024
Reeditado em 25/06/2024
Código do texto: T8092591
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.