Análise de We Become What We Behold
"We Become What We Behold" é um jogo de narrativa interativa lançado por Nicky Case em 2016. Apesar de sua curta duração de apenas 5 minutos, o impacto que causa é duradouro.
No jogo, você assume o papel de um fotógrafo que captura imagens de pessoas em um mundo habitado por círculos e quadrados. A mecânica é simples: você aponta sua câmera e decide o que fotografar. Suas escolhas têm um impacto direto no desenvolvimento da história. À medida que você observa, eventos se desenrolam: pessoas conversam, brigam, se apaixonam, entre outras interações.
As fotos que você captura se tornam notícias, as quais, ao serem compartilhadas, se espalham pelos meios de comunicação e se tornam virais, influenciando as ações dos personagens. Pequenas diferenças são amplificadas, criando tensões e conflitos crescentes. À medida que as notícias se propagam, os personagens mudam, suas ações se tornam mais extremas e hostis.
O jogo continua até que os personagens estejam completamente transformados, culminando em um desfecho sombrio que desencadeia uma luta brutal entre os dois grupos distintos do game.
"We Become What We Behold" serve como uma poderosa metáfora para nossa sociedade atual.
Os círculos representam a uniformidade, coexistência e harmonia, enquanto os quadrados simbolizam diferenças, conflitos e individualidade. A câmera no jogo reflete a mídia na vida real, moldando nossa percepção e influenciando o curso dos eventos conforme escolhemos o que compartilhar.
A analogia com a realidade é clara. Os círculos e quadrados são facções distintas da sociedade, cada uma com sua própria perspectiva. A mídia, como um espelho distorcido, reflete e amplifica essas diferenças. Como participantes desse processo, somos todos fotógrafos, moldando a narrativa com nossas escolhas.
Em um cenário político polarizado, esse jogo ressoa profundamente. As notícias são frequentemente manipuladas para atrair nossa atenção, sacrificando muitas vezes a verdade em favor do sensacionalismo. Como espectadores, somos cúmplices desse ciclo, consumindo e compartilhando histórias que exacerbam a divisão social.
"We Become What We Behold" é um lembrete poderoso para sermos mais conscientes em nossas escolhas, questionando como contribuímos para a narrativa pública. Como sociedade, temos o poder de moldar nosso próprio destino. A câmera no jogo não apenas captura imagens, mas também reflete nossa visão de mundo. Ao final da experiência, somos deixados mais conscientes e responsáveis, refletindo sobre o impacto de nossas próprias ações e escolhas na sociedade.
Este jogo nos desafia a considerar como olhamos para as notícias e como podemos contribuir para um ambiente mais informado e unido.
NOTA:
"Você pode encontrar uma adaptação não oficial em português do jogo We Become What We Behold na Google Play Store. O jogo é chamado Viral Cycle: The Behold Game."