Chelsea, a guerreira cheia de truques da Night Reid, ocupa a capa deste sexto volume do mangá "Akame ga kill!"

 

 

AKAME GA KILL! volume 6: Tatsumi reencontra Esdeath

 

AKAME GA KILL! VOLUME 6: Tatsumi reencontra Esdeath

Miguel Carqueija

 

A história da “assassina Akame” é singular pela maneira como apresenta um universo paralelo com tecnologia antiga, por um lado, e mirabolante por outro; e como mistura violência por vezes extrema com humor, sentimentos, heroísmo e aprofundamento psicológico dos personagens.

Eu me oponho à cultura da violência. No caso, “Akame ga kill!”, apesar do traço leve, é história em quadrinhos imprópria para menores de 18 anos — e diz isso na capa. Tem passagens de luta dificilmente compreensíveis e personagens capazes de grandes crueldades. Tem heróis justiceiros obrigados a matar como único meio de ir livrando o país — o “Império”, como dizem — de seus opressores. É uma história para estômagos fortes mas que apesar de tudo tem charme e conteúdo.

Um dos elementos básicos é o conceito de “teigus” — armas especiais forjadas uns mil anos atrás mediante tecnologia perdida, sendo que o usuário de uma teigu adquire com ela um grande poder. E elas são diferentes umas das outras. Além disso, durante uma revolução ocorreu uma dispersão das teigus. Atualmente algumas estão com o Império e outras com a Night Reid — os justiceiros.

Neste volume ocorre o reencontro entre Tatsumi (o personagem central, acompanhado desde o início: um rapaz idealista, forte, corajoso e impulsivo) e Esdeath, a perversa general do Império, sádica e poderosa, e que não obstante se enamorou de Tatsumi sem saber ainda que ele é da Night Reid. Esdeath mostra às vezes um surpreendente lado humano e romântico.

O fato é que Esdeath com seus “jaegers” (caçadores), auxiliares armados com teigus, está caçando as chamadas “espécies perigosas de alto nível” que começam a infestar o Império e parecem ser um projeto deixado pelo falecido Dr. Stylish. Por representarem ameaça para a população, a Night Reid também resolve caçar as feras. Então, numa convergência de objetivos, Tatsumi e Esdeath se reencontram diante de um misterioso inimigo comum, cuja teigu realiza teleportes: um sujeito cinzento e com uma espécie de X no rosto. Apesar dos poderes de Esdeath, ela e Tatsumi são teleportados para uma ilha deserta.

 

Lance de humor em meio a uma história dramática e violenta. Susanoo, ao avisar Tatsumi sobre o seu zíper, diz que "isso está me incomodando". Tatsumi pode ser um herói, mas é ingênuo e fica todo embaraçado, até porque os colegas aproveitam para zoar dele. Menos Akame, mas é pior a emenda que o soneto pois ela diz que tinha notado, mas pensou que era moda. O pobre Tatsumi responde, meio histérico, que não é tão liberal assim.

 

Resenha do volume 6 do mangá “Akame ga kill!” (Assassina Akame), de Takahiro (roteiro) e Tashiro Tetsuya (arte). Editora Panini, Barueri-SP, janeiro de 2017. Square Enix Co., Japão, 2012. Tradução: Fernando Mucioli. Volume com os capítulos 24 a 28.

 

Esdeath vira

outra pessoa quando encontra Tatsumi, parecendo super-apaixonada por ele. Chega até a filosofar. Como explicar esse comportamento de uma pessoa tão tirana e sádica? Para Tatsumi é uma situação altamente constrangedora.

 

“Não importa o quão resistente seja... tudo tem uma parte mais frágil.”

(Susanoo)

 

“Este é o poder da pessoa mais forte do Império. Como você pretende matá-la... Akame?”

(Tatsumi)

 

“Ou seja... nós estamos sozinhos nesta ilha deserta.”

(Esdeath)

 

“Quando o Império for destruído e as leis abusivas forem extintas, a ira do povo será apaziguada.”

(Najenda)

 

Tatsumi, vendo como Esdeath derrota facilmente monstros, recorda que Akame afirmou que matará a general do Império. E Tatsumi duvida que Akame seja capaz disso. 

 

Esdeath revela a Tatsumi o que é a sua teigu, que lhe confere os poderes de uma “Rainha da Neve”: uma taça de sangue — o sangue de alguma das tais espécies perigosas — uma “teigu de sangue”, que não seria compatível com a maioria das pessoas. Porém Esdeath, sentindo-se atraída ou chamada pelo sangue, pega a taça e bebe tudo — e seu organismo consegue o controle. A cena se passa no “armazém de teigus” (sic) do Império, quando o Primeiro Ministro conduz Esdeath em busca de uma teigu compatível com ela. Desde então ela tem aquele sangue em seu corpo.

Tatsumi consegue atravessar um portal antes de Esdeath e retorna ao Império e à Night Reid. Agora porém surge outro fator: uma religião chamada “Caminho da Tranquilidade”, cujo mestre é uma jovem sob disfarce, mas cujo assistente, Bolic, seria espião do Primeiro Ministro. Para Najenda, esse grupo terá um papel a desempenhar na rebelião que se aproxima.

O que realmente o roteirista do mangá, Takahiro, pretende com a paixonite da grande vilã Esdeath pelo herói principal Tatsumi, que na verdade aparece mais do que a Akame?

Haverá redenção para pessoa tão cruel como Esdeath? Vamos aguardar.

 

 

Rio de Janeiro, 24 a 29 de maio de 2024.

 

O raciocínio de Akame é o de uma guerreira que pensa de forma objetiva: está sempre concentrada na ideia de eliminar os inimigos que praticam a tirania e o assassinato de inocentes. Aqui ela declara sua intenção de acabar com o grande vilão da história, o Primeiro- Ministro do Império.

A vilã Esdeath é praticamente invencível porém Akame também pretende confronta-la. Irá realmente ocorrer o duelo entre as duas formidáveis guerreiras?