QUAL É SEU QUEIJO E QUAL É SEU LABIRINTO?

"Ninguém pode ser escravo de sua identidade: quando surge uma possibilidade de mudança é preciso mudar"

Quem mexeu no meu queijo?

Resumo da obra

História de dois ratos e dois duendes parecidos com humanos que vivem em um labirinto e amam queijo.

Os personagens passam todos os dias comendo queijo de uma fonte que parecia que nunca acabaria.

Até que certo dia todo esse queijo desaparece.

Os dois ratos, com cérebros simples e instintos aguçados, saíram rapidamente pelo labirinto em busca de uma nova fonte de queijo.

Do outro lado, os duendes Hem e Haw, que usavam seus cérebros complexos e cheios de crenças, sentiram-se traídos e começaram a reclamar sobre quem mexeu no seu queijo.

Os duendes perdiam tempo e energia esperando que de algum modo o queijo voltasse ao local, sem ter o trabalho de buscar uma nova fonte de queijo.

Depois de alguns dias, Haw percebeu que isso não aconteceria e saiu em busca de outro queijo dentro do enorme labirinto.

Haw escrevia suas lições nas paredes do labirinto por onde andava, na esperança que Hem seguisse seus passos e os achasse.

Depois de muito procurar, Haw achou uma nova fonte de queijo e viu que os dois ratos já estavam lá a bastante tempo.

Haw nunca mais ouviu falar de Hem.

O queijo é uma metáfora sobre o que queremos da vida, seja um emprego, um relacionamento, dinheiro, uma casa grande, liberdade, enfim.

O labirinto representa onde você gasta tempo procurando o que quer, pode ser a organização onde você trabalha ou os relacionamentos que vive.

Haw resolveu sair em busca de um novo queijo, mesmo sem saber se haveria uma nova fonte ou não.

Hem decidiu não fazer nada e não ouviram mais falar dele.

Lição 01: Se você não mudar, morrerá.

Hem não saiu em busca de outra fonte de queijo, porque estava acomodado com aquilo.

Aquele lugar era sua zona de conforto e o labirinto parecia muito difícil para ele.

As mudanças acontecem com muita frequência em nossas vidas, é normal sentir medo.

Contudo, a pergunta que deveríamos fazer a nós mesmos é:

- O que faria se não tivesse medo?

Nossos velhos queijos podem até mesmo começar a mofar e muitas vezes não notamos.

São mudanças pequenas que acontecem e alguns indicadores que começam a aparecer que dão abertura para que consigamos antecipar essas mudanças e não ser apanhados de surpresa.

O queijo morfa da mesma forma que as vendas começam a cair, tem-se febre ou o parceiro começa a reclamar de você.

Lição 02: cheire o queijo com frequência para saber se ele está ficando velho.

Haw percebeu que as mudanças ocorrem continuamente, sendo ou não esperadas.

Essas mudanças só nos surpreendem quando não esperamos e as procuramos.

Lição 03: velhas crenças não o levam ao novo queijo.

Haw aprendeu que mesmo arriscando ainda se tem queijo. Dessa forma, ensinou que devemos sair ao labirinto e explorar novas áreas, para estar cientes do que está acontecendo ao nosso redor.

Ele sabia que era mais seguro ter consciência de suas verdadeiras escolhas do que se isolar em sua zona de conforto.

A lição principal do livro é que a única constante da sua vida é a mudança, então é imprescindível a necessidade de nos adaptar.

Qual é o seu queijo e qual é o seu labirinto?

José Marcus de Andrade
Enviado por José Marcus de Andrade em 23/05/2024
Reeditado em 23/05/2024
Código do texto: T8069288
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.