AVALIAÇÃO ESCOLAR: Concepções, dimensões e trabalho pedagógico. (APRESENTAÇÃO)
APRESENTAÇÃO
Caro Leitor…
Seja bem-vindo ao livro Avaliação Escolar: concepções, dimensões
e trabalho pedagógico. Elaborei o conteúdo desse livro com zelo e
atenção, espero que goste do material, pois durante todo o processo
procurei encontrar as melhores fontes para fundamentar o projeto
ao qual me dediquei a desenvolver com a perspectiva de abrir novos
horizontes ao processo avaliativo escolar.
O objetivo do presente livro é proporcionar aos acadêmicos,
professores e até mesmo aos pais e alunos a compreensão de que o
processo avaliativo pode traçar outros caminhos se observado de
uma perspectiva diferente.
Desde a infância, eu brincava de ser professora, e nas minhas
brincadeiras, eu era a professora que eu queria ter. A professora que
não se preocupa se o aluno chegou com o rótulo de pior, se veio com
notas baixas, se é emotivo, ou bagunceiro, se ele teve acesso a uma
boa educação ou renda familiar. Eu perguntava na brincadeira de
“escolinha” o que eu gostaria de ouvir na sala de aula e nunca ouvi:
Qual o motivo? Como mudar isto? Como devo ensinar?
As características dessa professora incorporaram em mim, e
uma delas é não deixar o aluno desconfortável nas provas, pois há
outros meios de conseguir aprovação, que também não daria pontos
no último bimestre para que ele passasse de ano, e nem precisaria
retirar as faltas para que ele não fosse envergonhado, pois temos o
ano inteiro para transformar a visão do aluno sobre o seu futuro.
Eu sonhava com a professora que hoje sou e tenho muito
orgulho de ser “a diferentona”, a professora que mostra o caminho e
oferece algo em troca do que se conquista, que mostra caminhos que
possam ser percorridos conquistando desenvolvimento, e depois de
conhecer esses caminhos, a participação do aluno altera totalmente
sua perspectiva e ele passa a refletir sobre quão prazeroso é ser promotor
do seu desenvolvimento.
Na maioria das escolas, avalia-se o nível de aprendizagem
em provas. Neste livro, vou apresentar um projeto avaliativo que o
denominei de Avaliação Participante, como o próprio nome já diz,
o educando é participante do seu processo avaliativo, de forma que
passará a enxergar novas formas de conquistar o desenvolvimento de
suas qualidades como pessoa ativa no processo de desenvolvimento
de aprendizagem, enquanto o educador, terá a oportunidade observar
o desempenho do aluno, bem como, participar da melhoria em seu
desenvolvimento pessoal e cognitivo, sugerindo ações que possam
gerar empoderamento educativo, oportunizando-os a serem capazes
de tomarem decisões sobre o seu processo de desenvolvimento.
Meus sinceros agradecimentos por ter a oportunidade de mostrar o
meu trabalho, espero que se apaixonem pelo tema e busquem
não somente usar o meu projeto, mas aperfeiçoá-lo.
Um forte abraço e boa leitura!
Prof.ª Esp. Elenyce Santos
***
Elenyce Santos
Escritora - 1° obra em 2024
Pesquisadora da área de ensino : Avaliação .
Criadora do projeto de Avaliação Escolar: Avaliação Participante - a ser lançado junto à obra:
AVALIAÇÃO ESCOLAR: Concepções, dimensões e trabalho pedagógico.
Ps. Se você é professor de educação básica, precisa do meu projeto, se você é professor formador e/ou universitário, precisa tamém... Assim, do nada sem formalidade alguma, pois o livro é formal, mas aqui é uma professora que apanhou o suficiente para chegar ao nível de criar uma projeto avaliativo que muda uma sala de aula num estalar de dedos.
Adquira aqui:
https://editoraappris.com.br/produto/avaliacao-escolar-concepcoes-dimensoes-e-trabalho-pedagogico/
Ou na livraria mais proxima de você:
https://drive.google.com/file/d/1ygSmnl31dYP8BrCjXbC_AJdukNboID2O/view?usp=sharing
Curtam as poesias dos meus alunos atuais, envolvidos até ao pescoço nesse projeto que só os faz crescer:
https://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=240539
veja mais no insta: @psicoterapeutaes / @elenycepp