O Dr. Fish examina o "cadáver".

 

O AGENTE 86 episódio 8: Maxwell Smart está louco?

 

O AGENTE 86 episódio 8: Maxwell Smart está louco?

Miguel Carqueija

 

Por alguma razão a Agente 99 está ausente neste roteiro. Todavia a história é engraçada de maneira brilhante.

Um sujeito vestido de caubói aparece no apartamento de Maxwell Smart, com uma faca nas costas, e morre-não-morre convence o Agente 86 que a Kaos planeja envenenar o embaixador de Moróvia (país fictício); mas como o “cadáver” desaparece até o Chefe do Controle (que tem aqui o seu nome revelado: Tadeu) acredita que Smart está perturbado e com alucinações. Ora, no dia seguinte o 86 deveria ir no tribunal apresentar o resultado das suas investigações que iriam comprometer os figurões da Kaos.

A partir daí é um hilariante entrecho em que Maxwell Smart terá de se esforçar para convencer o juiz e o próprio Chefe que ele não se encontra louco, mesmo tendo aparecido na embaixada da Morávia vestido de galinha.

 

O Agente 86 liga para seu infeliz Chefe.

 

Resenha do episódio 8 (“The day Smart turned chicken/O dia em que Smart virou galinha”) da primeira temporada da série norte-americana “Get smart” (Fique esperto; Universal, 1965), ou “Agente 86” no Brasil. Criação e roteiro: Mel Brooks e Buck Henry. Produção executiva: Leonard Stern. Produção: Jay Sandrich. Direção: Frank Mc Donald. Roteiro: Pat Mc Cormick e Ron Friedman. Edição: Buck Henry. Música: Irving Szathmary. Fotografia: Robert H. Wyckoff.

Elenco:

Don Adams...................................Maxwell Smart (Agente 86)

Edward Platt...................................”Chefe”

Phillip E. Pine...................................Blake

Howard Caine...................................Dr. Fish

Iris Adrian..........................................Mrs. Dawson

Richard Karlan...................................Bruno

Simon Oakland..................................Cowboy

George J. Lewis..................................Embaixador da Moróvia

Frank Biro..........................................Juiz

Don Brodie.........................................Negociante de fantasias

 

No tribunal, Smart tem dificuldade em provar que não é louco. Nem o Chefe ajuda.

 

“Ouça, vaqueiro. Não quero ser estraga-prazeres, mas você tem uma faca nas costas. Sabia dessa?”

(Maxwell Smart)

 

Quando o Chefe chegou ao apartamento do 86, o corpo do caubói não foi encontrado.

 

Verdadeiro rival do Inspetor Clouseau, Maxwell Smart é brilhantemente interpretado por Don Adams: uma voz meio irritante, a cara sempre séria dizendo as maiores asneiras, os equipamentos tecnológicos inspirados em James Bond porém ridículos, como os telefones disfarçados em locais improváveis. E como Smart acaba acertando por vias tortas.

Neste episódio o clímax é quando o agente inimigo pula da janela do quinto andar, dizendo que cairia numa pilha de colchões, e quando Smart vai olhar declara: “Errou só por um tiquinho”.

 

Rio de Janeiro, 1º de março de 2024.

 

Tumulto no tribunal. Smart ainda segura a máscara de galinha.