Serena e Dan namorando no colégio não conseguem passar despercebidos e são "noticiados" no blog da Gossip Girl.

 

A GAROTA FOFOQUEIRA episódio 7: Blair rompe com Nate

 

A GAROTA FOFOQUEIRA episódio 7: Blair rompe com Nate

Miguel Carqueija

 

Nota: a Gossip Girl (Garota Fofoqueira) não é a Serena e nem a Blair, mas a misteriosa alcoviteira que mantém um blog de fofocas sobre os riquinhos filhos dos ricaços da elitista Manhattan.

 

O ato 7 de “Gossip Girl” é intenso, sombrio e pesado, com coisas graves acontecendo e definições surgindo. Envolve muitos personagens, inclusive os mais velhos, como Lily van der Woodsen, mãe de Serena; Bart Bass, pai de Chuck; Rufus e Allison, pais de Jenny e Dan; Howard e Anne, pais de Nate, e Eleanor, mãe de Blair. A propósito o pai de Blair, separado da esposa, até agora não apareceu na série; e o de Serena, nem sabemos se ainda é vivo.

As tramas paralelas se entrelaçam de maneira dramática, com pouco espaço para diminuir a tensão. Serena tem uma participação menor, ocupada com seu namorado Dan; o roteiro se concentra em Nate e Blair, onde esta dá mais uma chance ao rapaz, por ter sabido que ele iria lhe dar a “joia da família”. Porém, Blair acabou por saber de Jenny o que realmente havia sucedido no baile de máscaras: quando Nate beijou Jenny pensando que era Serena e enganado pela máscara. Blair expulsa Jenny de sua casa – Blair, como se sabe, é uma pessoa algo arrogante, que gosta de ter um séquito de seguidoras fiéis. E não gostou que Jenny tivesse entrado clandestinamente no baile.

Nate, porém, enfrenta duas crises: a do seu relacionamento com Blair e o problema de seu pai, que se viciou em cocaína e deixou que a esposa, com a descoberta do pacote, julgasse que o filho é que era o drogado.

Nate é bobo, insosso, indeciso, dúbio, foi desleal com Blair e inconveniente com Serena, mas no caso do pai ele bem que tenta afastar Howard do vício, mas o homem já não sabe direito o que faz. Ele derruba Nate com um soco na via pública e é flagrado por policiais; aproveitando a deixa, Nate diz para revistarem seus bolsos. Achada a cocaína, a prisão é inevitável. Todavia o assunto torna-se mais complexo: Howard já era investigado por apropriação indébita e fraude, tudo escondido da família. Uma razão a mais para a pressão exercida sobre Nate para que ele casasse com Blair, facilitando os negócios com a família Waldorf...

Para piorar o quadro o pai de Chuck, o milionário Bart Bass (viúvo? separado? não sabemos), está namorando secretamente com Lily, a mãe de Serena. E como Bart recusa comprar uma boate de “striptease” (coisa que Chuck estava agenciando) e ainda lhe disse para passar a ganhar notas 10 ou arranjar um emprego... Chuck, bêbado, entrega a Lily que o pai estava saindo com uma japonesinha. Abre-se a crise com Lily, e Serena nada sabe desse bafafá envolvendo a sua mãe.

Este é o ambiente em que Serena é obrigada a se mover.

 

Serena e Blair, tendo voltado a ser amigas, trocam confidências. 

 

Resenha do episódio 7 (Victor Vitrola) da primeira temporada da série de tv “Gossip Girl”, baseada nos romances de Cecily von Ziegesar. Produção: Joe Lazarov, Jessica Queller e Amy Kaufman. Produção executiva: Bob Levy, Leslie Morgenstein, Stephanie Savage e Josh Schwartz. Roteiro: K.J. Steinberg. Desenvolvimento: Josh Schwartz e Stephanie Savage. Direção: Tony Wharmby. Fotografia: Ron Fortunato. Música: Transcenders.

Elenco:

Serena von der Woodsen.........................Blake Lively

Blair Waldorfe.......................................... Leighton Meester

Dan Humphrey.......................................... Penn Badgley

Nate Archibald........................................... Chace Crawford

Jenny Humphrey........................................ Taylor Momsey

Chuck Bass.................................................. Ed Westwick

Lily von der Woodsen..................................Kelly Rutherford

Rufus Humphrey..........................................Matthew Settle

Eric von der Woodsen..................................Connor Paolo

Isabel Coates................................................Nicole Fiscella

Gossip Girl ou Garota Fofoqueira (voz)...........................................Kristen Bell

Também neste episódio: Robert John Burke, Margaret Colin, Sam Robards, Francie Swift, Jessica Szohr, Nan Zhang como Kati Farkas.

 

Nate flagra seu pai comprando cocaína.

Embaixo: tentando convencer sua mãe, Anne, pouco disposta a dar razão ao filho.

 

“A ascensão de Jenny Humphrey foi rápida e tranquila. Mas se ela trombar com Blair Waldorf, vai se esborrachar no chão.”

(Gossip Girl)

 

“Parece que o dinheiro vivo compra as mais duras verdades. Ninguém te contou, Nate? Quem procura acha.”

(Gossip Girl)

 

“Mãe, a droga é dele. Ele deve ter achado mais fácil colocar a culpa em mim.”

(Nate Archibald)

 

“Agora que Blair sabe a verdade, ela e Nate vão poder resolver isso. A sinceridade é a base de todo relacionamento.”

(Vanessa para Jenny)

 

“Você devia ir atrás de seu pai. Ele precisa de você. E sabe o que mais? Eu não.”

(Blair Waldorf para Nate Archibald)

 

Nessa hora, a fria e maquiavélica Blair chega a dar pena no papel de mal-amada.

Embaixo: ainda não deu para entender qual é o papel de Vanessa nessa trama, além de ser uma óbvia bisbilhoteira.

 

O lance mais importante da história é o momento da verdade entre Blair e Nate; é quando Blair, vendo que Nate ia se retirar em seu carro, barra a sua retirada e ela própria fecha a porta do automóvel; é quando Blair cobra de Nate seu comportamento no baile de máscaras, ocasião em que ele beijou Jenny pensando que fosse a Serena — e sabendo que Serena tem namorado e que ela já lhe havia dado dois foras. Nate não nega e diz apenas que Blair não tem culpa. Então ela pergunta: “Nate, você me ama?” e o rapaz fica em silêncio. Compreendendo finalmente a verdade, compreendendo que o homem a quem ela ama desde criança na verdade não a quer, Blair cobre o rosto com as duas mãos. Mas essa solene manifestação de tristeza, de decepção, dá lugar a uma firme declaração: “Você deve ir atrás do seu pai. Ele precisa de você. E sabe de uma coisa? Eu não.” E ela entra em seu próprio carro e vai embora.

A atitude de Blair foi a de uma mulher que tem pundonor. Até aqui, admirável. O que estraga tudo é que ela vai ao encontro de Chuck no Clube Vitrola (das “strippers”) e, após comunicar o rompimento com Nate, nega-se a contar detalhes e diz que foi lá se divertir. E como, diante dos números no palco, Chuck de brincadeira diz que ela não teria coragem de fazer a mesma coisa, Blair sobe e... faz um número que todo mundo lá acompanha com admiração. A tela, pudicamente, só mostra os detalhes iniciais.Na volta de carro Chuck está duplamente feliz, porque seu pai agora está disposto a comprar o clube e porque Blair o beija, iniciando o namoro.

Dar um chute no idiota do Nate tudo bem, mas em vez de dar um tempo, correr logo para os braços de um cafajeste como Chuck?

Uma crise também ocorre com Rufus, que afinal descobre que sua esposa Allison, há meses ocupada com atividades artísticas (sic), na verdade não volta a Manhattan porque está tendo um caso. E Jenny decide ir ao encontro da mãe para trazê-la de volta.

No meio de todo esse aranzel que enche de assunto a Gossip Girl do blog, apenas Serena e Dan formam uma ilha de paz, aproveitando a ausência dos familiares de Dan, embora sendo perturbados pelo aparecimento da importuna Vanessa, que parece ainda gostar do Dan, seu ex-namorado; e ela tem a estranha mania de entrar pela janela.

Contornado esse óbice, Serena e Dan vão realmente para a cama, num idílio muito terno.

Infelizmente aqui segue-se a filosofia do mundo, a do amor livre (=sexo livre) onde nem todo mundo se contenta com um relacionamento exclusivo, na base do respeito, da delicadeza, da fidelidade e da ternura. Por esse lado Serena e Dan têm uma relação honesta, mas nada se fala do risco de gravidez, pois também por isso adolescentes estudantes, mesmo pré-adultos, deveriam se abster de sexo até pelo fato de ainda não trabalharem e dependerem dos pais.

A doutrina cristã chama o sexo fora do casamento de “fornicação” e contrário ao 6º Mandamento, “não pecar contra a castidade”. Mas numa sociedade tão hedonista, materialista e onde os pais nem ensinam mais valores religiosos e morais aos filhos (ainda mais nesse ambiente de ricaços libertinos) e eles próprios dão maus exemplos — a própria Serena, em outro episódio, comentou que “os nossos pais fizeram coisas muito piores”, e ela tem razão — já é alguma coisa que Serena e Dan tenham um namoro sério, gentil e tranquilo enquanto o mundo em volta deles pega fogo com toda a sorte de escândalos.

 

Chuck, um sem-vergonha que sonha grande.

 

Já por aqui com Nate, Blair observa a cena em que Howard Archibald é preso após agredir o filho. Mas como a Gossip Girl soube até que a Blair viu da janela?

Embaixo: cena crucial de Gossip Girl. Blair Waldorf peita seu namorado Nate Archibald. Após anos de namoro e com as respectivas famílias apostando tudo no casamento, ela tem brio suficiente para o rompimento.

 

 

Rio de Janeiro, 31 de janeiro de 2024.