Maxwell Smart fica preso na porta.

 

 

O AGENTE 86 episódio 7: inimigo interno

 

O AGENTE 86 episódio 7: inimigo interno

Miguel Carqueija

 

Com roteiro bem bolado este ato de “Get Smart” apresenta situações hilariantes com poucos atores afora o trio 86-99-Chefe.

Na sede do Controle alguém tentou copiar a fechadura da porta de uma sala de conferências que reuniria seis dos maiores cientistas do mundo. Temendo pela segurança dos cientistas, o Chefe encarrega Maxwell Smart de procurar o espião inimigo — como de hábito alguém da Kaos — infiltrado no prédio. Aí entra em cena o Professor Windish, sábio a serviço do Controle, e sua invenção secreta, a “arma eletro-reprogressiva” que, disparando sobre alguém, faz com que a sua mente regrida temporariamente aos oito anos.

Isso vai render vários quiproquós entremeados com as trapalhadas de Smart, o Agente 86, que por exemplo entra em seu gabinete, fecha a porta e ao tentar atender o telefone é detido pela corrente da chave presa em seu cinto e que esqueceu inserida na fechadura. E pior, não é fácil retirar. E a gente fica pensando em que a segurança dos Estados Unidos está entregue a ele.

Mas Smart vai corajosamente à luta, auxiliado pela bela 99, cuja ajuda não é de se desprezar. A confusão aumenta quando a tal arma é roubada e nada menos que o Chefe e o inventor são atingidos e a conferência já vai começar.

 

O "cone do silêncio" nunca funciona.

 

Resenha do episódio 7 (“Kaos in Control”) da primeira temporada da série norte-americana “Get smart” (Fique esperto; Universal, 1965), ou “Agente 86” no Brasil. Criação e roteiro: Mel Brooks e Buck Henry. Produção executiva: Leonard Stern. Produção: Jay Sandrich. Direção: Don Richardson. Roteiro: Hal Goldman e Al Gordon. Edição: Buck Henry. Música: Irving Szathmary. Fotografia: Robert H. Wyckoff.

Elenco:

Don Adams...................................Maxwell Smart (Agente 86)

Barbara Feldon...............................Agente 99

Edward Platt...................................”Chefe”

Bryan O’Byrne................................Hodgkins

Robert Cornthwate........................Professor Windish

Barbara Baim.................................Alma Sutton

Ed Peck..........................................Henry Radcheck

Donald Lawton..............................Delegado conferencista

O Professor Windish mostra a arma que ele desenvolveu, que infantiliza as pessoas.

 

“Então, ninguém é acima de qualquer suspeita.”

(Maxwell Smart)

 

Atingido pelo raio infantilizador, o Chefe brinca de aviãozinho.

 

O comportamento dos atingidos pelo tal raio é, claro, infantil: o Chefe, por exemplo, coloca um chapéu de burro e fica jogando aviãozinhos de papel. E não falta a cena ridícula de Smart exigindo do Chefe o uso do “cone do silêncio” para garantir o sigilo da conversa — e dentro do cone do silêncio eles simplesmente não conseguem ouvir um ao outro.

O Controle sempre foi uma sátira impiedosa à onda de filmes de espionagem, que estavam muito em voga nos anos 60 — James Bond, Flint e outros.

Mas é evidente que Smart vence na sorte e com a ajuda da 99. E o agente que comparece neste episódio, Hodgkins, faz muita cara de espanto diante das lambanças que tem de assistir.

 

Rio de Janeiro, 29 de janeiro de 2024.

 

Os cientistas em perigo. Conseguirá o Agente 86 levar a melhor?