THE CROWN

 

Além de ótimo enredo e direção, The Crown conta com um excelente elenco, com atores premiados e consagrados na indústria cinematográfica. Claire Foy, que interpreta a versão jovem da Rainha Elizabeth II, recebeu o prêmio de Melhor Atriz em Série de Televisão no Screen Actors Guild Awards, em 2016.

Olivia Coleman, que interpreta uma versão mais velha da Rainha Elizabeth II, recebeu diversos prêmios, entre eles, um Oscar, um Emmy, quatro Prêmios BAFTA, três Globos de Ouro, e dois SAG Award. Helena Bonham Carter, que interpreta Margaret, irmã da Rainha, BAFTA de melhor atriz coadjuvante, um Emmy Internacional e dois SAG Awards.

Gillian Anderson, que interpreta Margaret Thatcher, também foi premiada. Ela já ganhou prêmios como Emmy do Primetime, SAG Awards, Globo de Ouro e Critics' Choice Television Awards. Além disso, o resto do elenco também é aclamado pela atuação em outras produções, apesar dos prêmios, como é o caso de Matt Smith em A Casa do Dragão, da HBO.

Aclamado pela crítica

The Crown foi extremamente aclamada desde o lançamento em 2016. Indicada em diversas premiações desde a primeira temporada, a série ganhou prêmios como o Golden Globe Awards, British Academy Television Awards e Primetime Emmy Awards.

 

Imagem: Netflix

Polêmicas

Por ser uma história que fala de pessoas reais e de uma família que, querendo ou não, atrai olhares de todos pelo mundo, The Crown em si já é uma grande polêmica. Alguns integrantes da família real consideram a série uma verdadeira dor de cabeça, já que o título trata de alguns assuntos históricos dos quais a família real provavelmente gostaria de esquecer – ou fingir que nunca aconteceram.

Em 2020, o secretário de cultura Britânico, Oliver Dowen, exigiu que a Netflix colocasse um aviso de ficção na série e que a plataforma não distorcesse a verdadeira história para o público jovem. A empresa, no entanto, se recusou a colocar o aviso e declarou: “nós confiamos que nossos usuários entendem que é um trabalho de ficção amplamente baseado em eventos históricos. Como resultado, não temos planos - e não vemos necessidade - de adicionar um aviso”.

NÃO DEIXE DE ASSISTIR.