Curso de Apologética Cristã: sobre a Revelação

 

CURSO DE APOLOGÉTICA CRISTÃ: SOBRE A REVELAÇÃO

Miguel Carqueija

 

Prosseguindo na análise do magnífico tratado de Devivier S.J. — que as Edições Melhoramentos editaram no Brasil há quase cem anos — vejamos agora o que o eminente sacerdote explicou a respeito da Revelação em suas fases:

Sempre existiu a Religião Revelada, expõe o Padre Devivier. Primeiro temos a religião dita Primitiva e Patriarcal, depois a Mosaica; finalmente, a Revelação de Jesus Cristo.

“A religião primitiva é a religião sobrenatural ou positiva, que Deus impôs aos nossos primeiros pais, logo após o começo da sua existência.”

Adão e Eva, portanto, já seguiam a Religião Revelada, o que significa que Deus nunca deixou a Humanidade sem uma Fé, sem uma doutrina autêntica.

Quanto à chamada Religião Patriarcal, é aquela que acompanhou personagens famosos dos tempos antigos. Esta nova revelação foi necessária porque a humanidade vinha aos poucos se afastando da verdade, deixando de distinguir claramente entre o bem e o mal.

“Afim de conservar a religião primitiva entre os povos assim transviados, escolheu Deus a Abrahão e a sua posteridade; aos Patriarcas confirmou Ele e precisou melhor a revelação anterior, e ensinou-lhes novas verdades e impôs-lhes novos preceitos.”

Em seguida vem a fase da Religião Mosaica:

“Mas a humanidade continuava a transviar-se e apartar-se do seu fim. E Deus, cuja bondade não tem limites, quis trazê-la a si por um novo meio, que lhe facilitaria a salvação e mais eficazmente prepararia as vias ao Messias, ao Redentor prometido após a queda.”

Lembra Devivier que a religião mosaica “só tinha em vista preparar a vinda do Messias”, e “Por isso é que Deus a permitiu sob vários aspectos imperfeita”; a Religião Revelada em seu ápice de perfeição é o Cristianismo.

Observa o autor que Jesus veio na “plenitude dos tempos”. Esta revelação já não precisa de acréscimos; pois é “tão perfeita como Deus a queria, para a salvação do gênero humano”.

Magnífico ensinamento, que até muitos católicos desconhecem por não estudarem sua própria fé religiosa! Fica patente que a Religião Revelada é uma só através dos milênios, mas atravessou três ou quatro fases, isso se dividirmos a primeira em primitiva e patriarcal. E se a segunda e a terceira foram quase exclusivas para o povo judeu, é porque esse povo foi separado para preparar a vinda do Messias (Jesus Cristo). Cristo, porém, abriu a revelação para todos os povos.

“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.”

(Mc 16,15)

 

Rio de Janeiro, 25 de novembro de 2023.